A Escola de Jesus | A Palavra

quarta-feira, 21 de abril de 2021

A Escola de Jesus

Na escola secular aprendemos para a vida, na escola de Jesus o que aprendemos produz vida e vida em abundância. A primeira pode transformar pessoas, mas a segunda é a única cujos ensinos produz o novo nascimento


Pr. Cleber Montes Moreira

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:29)


A palavra jugo é símbolo de obrigação e de sujeição, e no texto refere-se ao ensino e disciplina do Mestre. Para os rabinos, tomar o jugo de alguém era “ir à escola de”. Assim, o que o Senhor está nos dizendo, em outras palavras, é: “Venham à minha escola, e aprendam de mim”. O que o Professor, manso e humilde de coração, quer nos ensinar são os benefícios da sujeição à Sua doutrina, e o prazer imoderado em Sua Palavra que é a lâmpada que ilumina nossos passos, e luz para o nosso caminhar (Salmos 119:105).

Enquanto os mestres judaicos impunham fardos pesados sobre o povo, aqueles que colocam seu pescoço sob o jugo do Senhor alcançam instrução que leva suas almas ao descanso (seu fardo é leve) pelo pedrão do pecado, justificação e entrada no reino de Deus. Sim, o conhecimento e obediência aos ensinos de Cristo leva o pecador à transformação de sua mente, à experiência do novo nascimento, e ao gozo da bendita esperança que o faz repousar na confiança daquele que é fiel e preparou para os seus uma herança eterna.

Pedro, como bom aluno, reconheceu que apenas o Metre tem “as palavras da vida eterna” (João 6:68). Isso porque a sua escola é a única que prepara o aluno para a vida aqui e no além.

O convite está vigente, e é para todos. Venha você também para a escola do Mestre dos mestres, venha aprender daquele cujas Palavras “são espírito e vida” (João 6:63).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos