Dar a si mesmo ao Senhor | A Palavra

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Dar a si mesmo ao Senhor

Quando alguém entrega seu coração verdadeiramente ao Salvador, não apenas seu ser, mas tudo quanto tem passa a pertencer a Deus

Imagem: Pixabay
Pr. Cleber Montes Moreira

“E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.”
(2 Coríntios 8:5)

Após colocarmos piso no salão, que até então era de cimento grosso, desafiamos a congregação para uma campanha visando a compra de novos bancos. Uma querida irmã, que hoje está com o Senhor, declarou: “Ah, pastor, não vamos conseguir.” Os bancos que tínhamos eram muito antigos, feios e desconfortáveis. Recordo-me das dores que causavam. Trocá-los era uma necessidade imperiosa. Demorou um pouco, mas o objetivo foi alcançado: o templo ficou lindo com a nova bancada!

Com esforço aqueles irmãos conquistaram muitas outras coisas: aparelhos de som e imagem, forro no salão de cultos, melhorias nas dependências, ar-condicionado etc. Pessoas sem muitos recursos, mas que contribuíam com prazer e desprendimento numa atitude cúltica: elas, literalmente, “se deram primeiramente ao Senhor”.

Quando alguém entrega seu coração verdadeiramente ao Salvador, não apenas seu ser, mas tudo quanto tem, incluindo a carteira, passa a pertencer a Deus. Se a igreja não faz mais, se não ‘alarga as suas tendas’, se obreiros não têm sustento digno, se não há mais missionários nos campos, se há gente sofrendo com escassez na igreja é por falta de entrega — não só de recursos, mas de vidas.

Certa ocasião ouvi que a igreja não faz as coisas com dinheiro, mas com fé. Isso é verdade. A fé nos faz crer que Deus proverá tudo quanto necessitamos. Porém, muitas vezes, tais recursos estão em “bolsos com escorpiões” — bolsos de pessoas infelizes! A Bíblia diz que “Deus ama ao que dá com alegria”, e que Ele “é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra” (2 Coríntios 9:7,8). Quando da construção do templo de Jerusalém, “o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria” (1 Crônicas 29:9).

Os Macedônios, embora em condições desfavoráveis, contribuíram voluntariamente para socorrer os irmãos da Judeia. Em sua pobreza eles ofertaram como podiam, e acima do que podiam (como Paulo mesmo testificou), mas, especialmente, “a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor” (2 Coríntios 8:3,5). Assim é que aqueles servos em suas provas e tribulações se alegraram abundantemente, e em sua pobreza abundaram em riquezas de sua generosidade (2 Coríntios 8:2). Tal exemplo nos ensina que no reino de Deus ninguém é tão pobre que não possa dar, mesmo que seja apenas “duas pequenas moedas” — lembrem-nos da viúva que da sua pobreza colocou no gazofilácio todo o sustento que tinha; ela deu primeiro o coração (Lucas 21:2,4).

Como seria cada igreja, e o que cada igreja faria no mundo se cada crente primeiro se desse ao Senhor? Pense nisso!

Um comentário:

  1. Grandes verdades...uma entrega genuína ao Senhor envolve todas as áreas da nossa vida.

    ResponderExcluir

Livros teológicos?

livros teológicos