Diamantes e lapidários | A Palavra

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Diamantes e lapidários

 A disciplina no lar cristão objetiva a edificação e o preparo para a vida, não excetuando, jamais, o ensino das Escrituras como fator desencadeador da fé salvadora (2 Timóteo 3:15)

Pai e filha
Imagem de Daniela Dimitrova, por Pixabay
“Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo” (Colossenses 3:21)
 
Pr. Cleber Montes Moreira
 

Pelas leis da antiga Roma os pais podiam fazer o que quisessem com os filhos, inclusive explorá-los no campo, vendê-los como escravos, ou até mesmo condená-los à morte, porém, o povo de Deus considera que “os filhos são herança do Senhor” (Salmos 127:3) e, como tal, devem ser criados de modo responsável e digno. A disciplina no lar cristão objetiva a edificação e o preparo para a vida, não excetuando, jamais, o ensino das Escrituras como fator desencadeador da fé salvadora (2 Timóteo 3:15). Foi assim que Lóide e Eunice, avó e mãe, instruíram o pequeno Timóteo que se tornou pastor do rebanho de Deus (2 Timóteo 1:5).

No texto Paulo utiliza o grego erethidzo, que significa despertar, provocar, estimular, e pode ser usado tanto no sentido positivo quanto negativo. A disciplina, dependendo da dose e da disposição, pode tanto edificar quanto exasperar. Exercida corretamente, ainda que provoque algum desconforto inicial, promoverá o bem e criará condições para um futuro de sucesso, tanto temporal quanto eterno.

Sendo o diamante um material extremamente duro, sua lapidação requer muita ciência para não estragar a caríssima pedra que normalmente são confiadas a lapidários experientes. O diamante bruto pode ser cortado de várias formas: na clivagem é partido com um golpe rápido, mas algumas pedras precisam ser cortadas com uma serra elétrica ou, por uma técnica mais moderna, com raios laser. Depois vem a etapa de bloqueamento em que um diamante é raspado em outro até que adquira o formato desejado, para, então, ser abrilhantado, processo no qual a pedra é encaixada na ponta de uma vareta e pressionada contra um disco giratório forrado de pó de diamante. Pedras pequenas podem ser lapidadas em apenas um dia, mas as grandes, acima de 20 gramas, podem levar até mais de um ano.

Os filhos são como diamantes, e os pais como lapidários; se errarem a mão poderão estragar a joia. A disciplina deve ser construtiva, firme e comedida, sempre exercida no temor do Senhor. Pense nisso!

Um comentário:

Livros teológicos?

livros teológicos