O plano de Deus para a família | A Palavra

sábado, 1 de abril de 2023

O plano de Deus para a família

Que, assim como a família de Abraão, que foi uma bênção para todas as famílias da terra, cada família cristã seja uma luz brilhante neste mundo tenebroso, refletindo a glória de Deus

Família
Imagem: Unsplash
Pr. Cleber Montes Moreira

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança… E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos.” (Gênesis 1:26-28)

A família cristã é a base da sociedade, e Deus deseja utilizá-la como instrumento para abençoar o mundo. No entanto, em meio a tantas mudanças e desafios da atualidade, incluindo a degradação moral desenfreada, é fundamental nos ancorarmos nas diretrizes e orientações da Bíblia para não nos contaminarmos e mantermos o propósito de Deus em vista.

No livro de Gênesis, vemos como Deus criou Adão e Eva, e lhes deu a tarefa de serem frutíferos e multiplicarem-se. Ele os criou à Sua imagem e semelhança, e lhes confiou a responsabilidade de cuidar da Terra. Deus projetou a família para ser uma unidade amorosa e funcional, onde cada membro desempenha um papel único e importante.

Em Efésios 5:21-33, Paulo faz recomendações importantes para esposos e esposas, estabelecendo como padrão o relacionamento entre Cristo e a Igreja. Ele nos ensina que os maridos devem amar as suas esposas como Cristo amou a Igreja, ou seja, com amor sacrificial. As esposas, por sua vez, devem respeitar seus maridos e se submeter a eles como a Igreja se submete a Cristo. Quando seguimos o plano de Deus para o casamento, experimentamos a alegria e a bênção de um relacionamento amoroso e harmonioso.

Além disso, Deus deseja que os pais criem seus filhos com amor, disciplina e instrução. Em Provérbios 22:6, somos advertidos a ensinar as crianças desde cedo o caminho em que devem andar, para que não se desviem dele quando crescerem. Os pais têm a responsabilidade intransferível de ensinar seus filhos a amar a Deus, obedecer à Sua Palavra e amar o próximo como a si mesmos. Quando os pais seguem este plano, os filhos crescem num ambiente de amor, segurança e orientados pelos valores bíblicos, o que os prepara para serem bem-sucedidos na vida e constituírem famílias segundo o coração de Deus.

Que, assim como a família de Abraão, que foi uma bênção para todas as famílias da terra, cada família cristã seja uma luz brilhante neste mundo tenebroso, refletindo a glória de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos