O Amigo Incomparável: Um Chamado ao relacionamento com o Salvador
Imagem gerada por AI |
“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:13)
Mais que um mero sentimento, a amizade verdadeira é um compromisso profundo, alicerçado em amor, lealdade, entrega e abnegação. E não há maior exemplo de amizade verdadeira do que aquele demonstrado por Jesus.
Como diz a letra do hino 81 do Cantor Cristão: “Nenhum amigo há igual a Cristo! Não, nenhum, não nenhum…” O poeta explica a razão: “Outro não há que minha alma salve.” Como nenhum outro, “Cristo sabe das nossas lutas”. Ao contrário dos falsos amigos, “nenhum momento Ele me abandona”. No mundo, podemos ter muitos amigos, mas, além de Cristo, “nenhum amigo há tão nobre e santo”. Quem nele crê sabe que, por Ele, “crente nenhum é desamparado”. Que amigo maravilhoso é Jesus!
Embora não mereçamos, Jesus, por amor, tomou sobre si o castigo que era destinado a nós, morrendo em nosso lugar na cruz para nos conceder salvação. Sim, Ele morreu por nós mesmo “sendo nós ainda pecadores”, ou seja, enquanto éramos inimigos de Deus, revelando assim a vasta extensão e a profunda riqueza de Sua graça e misericórdia (Romanos 5:8).
Jesus mesmo disse que “ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). Contudo, Ele morreu por todos, repito, quando todos estávamos na condição de inimigos de Deus; Ele manifestou a todos os homens, sem distinção, a Sua graça salvadora (Tito 2:11), para que todos os que creem sejam salvos e reconciliados com o Pai (Romanos 5:10; 2 Coríntios 5:18,19; Colossenses 1:20).
Apesar de Jesus ter demonstrado amizade para com todos, a amizade é uma via de mão dupla, de modo que precisamos corresponder ao amor do Salvador. Isso consiste em crer nele e obedecer aos Seus mandamentos, para que possamos desfrutar de um relacionamento íntimo e eterno com Ele. Jesus declara: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15:14).
A amizade com Jesus exige renúncia à amizade com o mundo. Como está escrito: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus…” e “qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Romanos 8:7; Tiago 4:4). O apóstolo João nos exorta: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2:15). Portanto, ser amigo de Jesus significa viver de modo diferente do padrão da sociedade corrompida, rejeitando os valores e práticas que são contrárias ao evangelho.
Jesus é seu amigo. Mas, você é amigo de Jesus? Esta é a pergunta crucial que cada um de nós deve responder. Ser amigo de Jesus significa mais do que reconhecer Sua existência, mais do que saber coisas sobre Ele, mais do que admirá-Lo; significa viver em obediência, amor e fidelidade a Ele, o que somente é possível por meio da fé genuína e entrega a Ele do comando da vida. É através dessa amizade que encontramos paz, propósito e recebemos Dele a vida eterna.
Se você ainda não é um verdadeiro amigo de Jesus, reconheça Seu amor sacrificial agora mesmo, entregue-se a Ele pela fé e, em gratidão, dedique-se a viver para Ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário