EUA: apenas 37% dos pastores mantêm uma cosmovisão bíblica | A Palavra

sexta-feira, 27 de maio de 2022

EUA: apenas 37% dos pastores mantêm uma cosmovisão bíblica

Declínio espiritual na América: apenas 37% dos pastores evangélicos nos Estados Unidos têm uma cosmovisão bíblica

Pastor
Imagem: Unsplash

Dados de um estudo produzido pelo Centro de Pesquisa Cultural da Universidade Cristã do Arizona, conduzido pelo pesquisador George Barna e divulgado na primeira quinzena do mês, revelou que apenas 37% dos pastores evangélicos nos Estados Unidos têm uma cosmovisão bíblica, e que 62% deles possuem uma visão híbrida de mundo. Segundo Barna, esta é uma prova de que a cultura está influenciando as igrejas mais que as igrejas estão influenciando a cultura.

A pesquisa, que incluiu 54 questões e ouviu cerca de mil pastores, analisou oito categorias diferentes de crença e comportamento, incluindo família e valor da vida; Deus, criação e história; práticas de fé pessoais; e pecado, salvação e relacionamento com Deus. Os resultados apontaram que apenas 47% dos pastores têm uma cosmovisão bíblica em relação à família e ao valor da vida; 44% sobre questões relacionadas a Deus, criação e história; 43% em relação às práticas pessoais de fé; 43% quando se trata de questões de pecado, salvação e relacionamento com Deus; 40% referentes ao caráter e à natureza humana; e 40% quando se trata de medidas de estilo de vida, comportamento pessoal e relacionamentos.

O estudo ainda revelou que a cosmovisão bíblica é mais alta entre as congregações mais conservadoras, como os batistas e outros grupos históricos, e que as igrejas menores se saíram melhor do que as grandes. Em igrejas com até 250 membros, 42% dos pastores conservam uma visão bíblica de mundo, já em igrejas maiores este percentual cai para apenas 15%.

Outro estudo divulgado pelo Barna Group no mês passado, mostrou que em relação ao ano passado o número de pastores que consideram deixar o ministério aumentou. Os motivos apontados foram o estresse, solidão, divisões políticas e o declínio de suas igrejas dentre outros fatores.

Seja por falta de uma conversão genuína, desânimo, esgotamento, problemas financeiros, solidão e outras coisas, muitos estão se esfriando ou mesmo abandonando a fé. Paulo, escrevendo a Timóteo, disse: “Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério (…). Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas… (1 Timóteo 4:14,16).

Revigoremos nosso ânimo. Busquemos em Deus e Sua Palavra o conforto de que precisamos, o fortalecimento de nossa fé, a renovação de nossa esperança e a coragem para prosseguir. É hora de fortalecer nossas mãos e firmarmos nossos passos. O princípio deste texto vale também para nós: “Porventura não é o teu temor de Deus a tua confiança, e a tua esperança a integridade dos teus caminhos? (Jó 4:6).

 

Fonte das Informações:

The Christian Post
Revista Decisão
Christian Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos