Plantadores de árvores | A Palavra

domingo, 14 de agosto de 2022

Plantadores de árvores

Como pais somos chamados a sermos ‘construtores do futuro’, a plantarmos árvores que deem “sombra para as futuras gerações, protegendo-as do calor causticante dos valores anticristãos em um mundo anticristão”

Pai
Imagem: Unsplash
“Criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:4b)

Pr. Cleber Montes Moreira

John MacArthur em seu livro “Pais Sábios, Filhos Brilhantes” nos lembra um provérbio chinês que diz: “Uma geração planta as árvores e a outra desfruta a sombra”. Depois ele afirma que “nossa geração vive à sombra de muitas árvores que foram plantadas pelos nossos ancestrais”, e faz a seguinte aplicação: “Em termos espirituais, desfrutamos a sombra dos padrões éticos de nossos pais e avós, de suas percepções sobre certo e errado, de seu senso de moral e dever e, acima de tudo, de seu comprometimento espiritual.”

Creio que nossa geração não tem plantado muitas árvores, e que as futuras gerações, se nada for feito, padecerão num deserto árido. Parece-me que alguns se dedicam ao plantio de espécies que, como eucaliptos, secam os mananciais: árvores do egoísmo, do individualismo, da incredulidade, do apego aos prazeres, da inversão de valores… Vivemos num tempo de crescente sequidão espiritual.

Muitos pais não ensinam mais aos filhos os valores da Palavra de Deus, e tantos outros não dão o exemplo adequado. Isso sem falar que geralmente, na escala de prioridades, a família, especialmente os filhos, muitas vezes perdem para o trabalho, os amigos, os vícios e outros interesses. Os filhos criados neste contexto, embora não necessariamente, tenderão a repetir os erros de seus pais; e são eles quem ocuparão os espaços e cargos na sociedade. E, o que será de uma nação cujos filhos são criados sem a “doutrina e admoestação do Senhor”? Se a situação já não é boa, o futuro é incerto.

Como pais somos chamados a sermos ‘construtores do futuro’, a plantarmos árvores que deem “sombra para as futuras gerações, protegendo-as do calor causticante dos valores anticristãos em um mundo anticristão”1, e nossa melhor ferramenta é a Bíblia. Utilizando dela podemos criar nossos filhos na “doutrina e admoestação do Senhor”. Esta missão não pode ser transferida nem terceirizada, ela é nossa, e nos foi dada pelo próprio Deus.

Se quisermos um futuro melhor para nossos filhos, bem como para nossa nação e o mundo, devemos considerar a exortação paulina, bem como o que Deus ordenou ao povo de Israel por meio de Moisés: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas” (Deuteronômio 6:5-9). Que assim façamos!


1 John MacArthur

Um comentário:

  1. Maravilhoso artigo !!!
    Que o SENHOR nos ajude como pais a obedecer na prática a Santa e Bendita Palavra de Deus, sendo exemplos vivos para que nossos filhos possam vencer pela fé este mundo tenebroso que "jaz no maligno". Parabéns Pastor Cleber

    ResponderExcluir

Livros teológicos?

livros teológicos