O exemplo de Cornélio | A Palavra

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

O exemplo de Cornélio

Se realmente cremos que “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17), devemos nos esforçar para compartilhar esta palavra de todas as formas possíveis com aqueles que amamos

culto no lar
Imagem: Unsplash
Pr. Cleber Montes Moreira

“E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos.” (Atos 10:24)


Cornélio era um centurião romano, isto é, um oficial do exército que liderava uma companhia de aproximadamente cem soldados a pé chamada de “centúria”. A Bíblia nos diz que ele era “homem justo e temente a Deus”, que orava habitualmente e que tinha “bom testemunho de toda a nação dos judeus” (vs. 22,30,31).

Aqueles que com um coração sincero buscam a Deus não ficarão sem respostas. O princípio encontrado em Jeremias 29:13, em relação ao povo de Israel, pode ser tomado como uma promessa para todos que anseiam pelo Deus vivo: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

As orações de Cornélio foram ouvidas, e Deus enviou Pedro para falar-lhe das Boas Novas de salvação em Cristo. O seu desejo não era apenas para si, por isso reuniu seus familiares e amigos mais íntimos (v. 33) com o propósito de que eles também ouvissem tudo o que o apóstolo tinha para dizer-lhes. Ao ouvirem a exposição da Palavra de Deus, o Espírito Santo possuiu cada pessoa que ali estava, e todos creram e foram batizados em nome do Senhor Jesus (vs. 45-48).

Cornélio nos ensina que todo aquele que busca a Deus de modo correto, com intenções puras, o achará. Ele também nos faz compreender que nossa preocupação deve ser para com nossos familiares e amigos, que eles também precisam conhecer a Jesus e receberem dele a vida eterna. Ninguém deve querer ser salvo sozinho, mas, ao contrário, deve criar condições e situações para que seus queridos sejam também alcançados pela mesma mensagem de salvação.

Tenho saudade dos cultos nos lares de quando eu era criança. Muitas vezes realizamos em nossa casa. Geralmente convidávamos os vizinhos e amigos, e sempre tínhamos um excelente público para ouvir a pregação do evangelho. Os irmãos da igreja cooperavam trazendo a mensagem e os louvores: solos, duetos, quartetos, gente tocando violão, acordeon etc., e até o coral às vezes participava.  Eram sempre noites de grande alegria.

Se realmente cremos que “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17), devemos nos esforçar para compartilhar esta palavra de todas as formas possíveis, e uma das opções são os cultos nos lares. Precisamos resgatar este hábito antigo e, como Cornélio, reunirmos em nossas casas nossos parentes e amigos para ouvir de Jesus. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos