Imperfeitos, mas escolhidos | A Palavra

terça-feira, 14 de março de 2023

Imperfeitos, mas escolhidos

Certamente que em lugar de Jesus, nenhum de nós arregimentaria aqueles homens para tão grande missão… Eles não estavam qualificados

discípulo
Imagem: Unsplash
Pr. Cleber Montes Moreira

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8)

Como os discípulos cumpririam a missão de testemunhar de Cristo até os confins da terra? Alguns deles eram indivíduos simples, indoutos (Atos 4:13) e, como nós, cheios de falhas. Eram medrosos (Mateus 14:26), e o mais impulsivo deles, durante uma tempestade, pediu para andar em direção a Jesus sobre as águas, mas por falta de fé quase sucumbiu. Certa feita não conseguiram expulsar um demônio, e Jesus expôs a sua incredulidade (Mateus 17:19,20). Noutra ocasião, iniciaram uma discussão sobre qual dentre eles seria o maior (Lucas 9:46). Tiago e João quiseram orar para que Deus incendiasse uma aldeia dos samaritanos, conforme registro de Lucas 9:54,55. Pedro negou o Mestre por três vezes (Mateus 26:69-75). Mesmo tendo andado com Jesus, e informados de que ele ressuscitaria, quando avisados pelos que avistaram o Senhor ressurreto, não creram (Marcos 16:11,12). Eles eram imperfeitos, e mesmo assim foram escolhidos.

Certamente que em lugar de Jesus, nenhum de nós arregimentaria aqueles homens para tão grande obra, porém, não somos diferentes deles. Fato é que todos que fizeram grandes coisas para Deus foram pessoas falhas, assim como nós.

Eles não estavam qualificados, entretanto o Senhor lhes assegurou: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo…” (Atos 1:8). A qualificação para a missão não vem de nossas próprias habilidades, conhecimento ou experiência, mas do revestimento do poder do Espírito Santo. Este poder é ele em nós, agindo com liberdade, dirigindo nossas vidas, fortalecendo nossa fé, orientando nossas palavras e ações, nos capacitando com dons para o serviço, enfim, fazendo de nós seus instrumentos. A questão não é se somos qualificados, do ponto de vista humano, mas se nos sujeitamos a ele!

Os discípulos eram falhos, e nós temos falhado. Mas o Espírito que agiu sobre os primeiros cristãos, fazendo a igreja avançar pelo mundo, é o mesmo que com o mesmo poder opera por meio dos crentes de hoje, para que cumpram a missão de testemunhar em todos os cantos do planeta.

Em seu tempo eles fizeram a sua parte, e nós precisamos fazer a nossa. Somos pessoas imperfeitas, mas escolhidas para a grande missão!

Por onde começar? Que tal por nossa casa, a exemplo de André que “achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias”? Ou como Filipe que “achou Natanael”? (João 1:41,45). Há muita gente em nossos lares, vizinhança, escola e trabalho que precisa ser “achada” para Jesus; o tempo pra encontrá-las é hoje. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos