O tempo que se chama hoje | A Palavra

sábado, 18 de março de 2023

O tempo que se chama hoje

Como expressão de seu amor, os crentes devem exortar, aconselhar e encorajar uns aos outros constantemente na prática da vida cristã

Mulheres orando
Imagem: Unsplash
Pr. Cleber Montes Moreira

“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.” (Hebreus 3:13)

O comentarista bíblico, Andrew Robert Fausset, nos diz que “Amanhã é o dia em que os homens ociosos trabalham, e os tolos se arrependem. Amanhã é o dia de hoje de Satanás; ele não se importa com as boas resoluções que você forma, se você as deixar para amanhã” (tradução livre).

Em Hebreus 3:12, o escritor bíblico exorta seus leitores com estas palavras: “que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo”. Sobre o verso 13, Russell Norman Champlin nos diz que “esse encorajamento deve ser especificamente dirigido contra o pecado, para que o efeito endurecedor que isso produz não possa começar o seu ciclo: pecado, endurecimento, desvio, incredulidade, apostasia.” Por isso, exortar uns aos outros todos os dias deve ser uma prática urgente e constante para a saúde e operação da igreja. O problema é que este cuidado, a exemplo de outras práticas cristãs, não tem sido observado como deveria.

Devemos estar alertas contra a tendência humana de adiar coisas importantes, incluindo as que dizem respeito ao nosso compromisso com Deus e com a igreja. Há muitos firmando excelentes propósitos, como por exemplo, ler mais a Bíblia, orar mais, ser assíduos aos cultos, evangelizar, discipular alguém, assumir um cargo, prestar um serviço voluntário etc. O problema é que projetos tão importantes quase sempre são deixados para amanhã, o dia preferido de Satanás. Embora a falta de tempo seja uma das desculpas preferidas, é justamente o mau uso dele que comprova que a verdadeira razão da procrastinação geralmente é a falta de interesse genuíno. Na prática, sempre arranjamos tempo para tudo quanto realmente consideramos importante. E, se o reino de Deus é regalado a segundo plano, é sinal de que o “engano do pecado” endureceu o coração.

Nestes dias de ferrenha oposição contra a igreja de Cristo, em que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos está se esfriando (Mateus 24:12), o cuidado mútuo é fundamental para o fortalecimento dos salvos na fé. Como expressão de seu amor, os crentes devem exortar, aconselhar e encorajar uns aos outros constantemente na prática da vida cristã. O diabo não está trabalhando para fazê-lo desconsiderar a importância deste cuidado, mas para que ele seja deixado para depois. A indisposição, o tempo chuvoso, algum entretenimento, a agenda cheia… motivos não faltam para tentar convencê-lo. Mas, não se deixe enganar: o tempo de Deus se chama HOJE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos