A oração eficaz | A Palavra
livros teológicos

terça-feira, 25 de abril de 2023

A oração eficaz

Reconhecendo o padrão bíblico para uma vida de oração eficaz

Oração eficaz
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5:16)

Algumas pessoas se queixam de que oram, mas não conseguem as respostas que desejam. Outras, por sua vez, desistiram de fazê-lo.

Tiago nos diz que “a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16). Destaco: “a oração feita por um justo”. Mas, quem, então, está apto a orar e ser atendido? A Bíblia nos declara que “não há um justo, nem um sequer” (Romanos 3:10), e que “todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças são como trapo da imundícia” (Isaías 64:6). Mas a mesma Bíblia nos declara que “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra” (Tiago 5:17). Por que a oração de Elias foi ouvida?

A palavra “justo” não se refere a um padrão de perfeição, algo humanamente inatingível. O justo é aquele que se arrependeu de seus pecados e entregou sua vida a Jesus como Senhor e Salvador, sendo orientado pelo Espírito Santo em seu caminhar. Ele é justificado pela obra de Cristo na cruz, como Paulo escreveu em Romanos 5:1: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” A Bíblia afirma que “o Senhor conhece o caminho dos justos” (Salmos 1:6).

A eficácia da oração não depende de uma vida perfeita; não se consegue por méritos. Assim como Elias, somos pecadores — mas ele estava a serviço de Deus. Nós podemos orar eficazmente se andarmos no caminho da retidão.

Os homens conhecidos pela vida de oração foram homens que andaram com Deus. Nós também podemos andar com Ele. Isso não significa que seremos atendidos em tudo o que pedirmos, do modo como queremos, mas que Ele nos ouve e faz o que lhe apraz — a sua graça nos basta! (2 Coríntios 12:9). Como filhos que não compreendem o agir do pai, podemos até não perceber inicialmente, mas depois concluiremos que Ele sempre tem as melhores respostas.

As orações dos justos podem muito em sua eficácia. Pense nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

livros teológicos

Livros teológicos?

livros teológicos