O segredo para um casamento sólido e perdurável | A Palavra

quinta-feira, 27 de abril de 2023

O segredo para um casamento sólido e perdurável

A base ideal para a construção de um casamento sólido e perdurável

Casamento
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.” (Mateus 7:24)

Quando pensamos em amor, geralmente pensamos em emoções e sentimentos fortes. Afinal, o amor é frequentemente retratado em filmes e novelas como uma paixão avassaladora, que faz as pessoas se sentirem completas e realizadas. No entanto, isso não é amor verdadeiro. Isso é um engano.

O amor verdadeiro não é uma emoção passageira, mas sim um compromisso constante que requer ação e dedicação. Quando nos casamos, fazemos votos de amor e fidelidade que devem ser mantidos mesmo diante de mudanças emocionais. Infelizmente, muitos casais se separam porque construíram seu relacionamento na areia movediça dos sentimentos, e não sobre uma base sólida.

Além disso, o amor, de acordo com as concepções e práticas contemporâneas, muitas vezes é egoísta. Queremos nos casar para sermos felizes e ter nossas necessidades atendidas, sem levar em consideração o outro como um ser humano com necessidades e desejos próprios. O casamento consiste na união de duas pessoas que se complementam, e não em um “negócio” onde cada um busca lucrar mais que o outro. Por isso, o verdadeiro amor é altruísta.

Se você deseja um casamento bem-sucedido, precisa construí-lo sobre uma base sólida, e não sobre sentimentos, porque estes são volúveis. Não podemos nos esquecer de que “enganoso é o coração…” (Jeremias 17:9). Esta base sólida não consiste em fundamentos estabelecidos por homens, mas na Palavra de Deus, onde encontramos tudo o que precisamos para a edificação do lar, para que resista às mais adversas circunstâncias. Somente uma casa construída sobre a rocha poderá subsistir a tudo o que se levante contra ela (Mateus 7:24:25).

Sentimentos ou o fundamento da Palavra de Deus? Qual é a base sobre a qual seu casamento está sendo edificado? Lembre-se de que a ajuda do alto é indispensável para uma união sólida, pois “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam…” (Salmos 127:1).

Li uma frase muito interessante que diz: “Um casamento perfeito são apenas duas pessoas imperfeitas que se recusam a desistir uma da outra”. Assim é um casamento em que há a prática do amor verdadeiro e onde Deus é o construtor. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos