Descubra o verdadeiro tesouro: priorize o que realmente importa | A Palavra

sábado, 22 de abril de 2023

Descubra o verdadeiro tesouro: priorize o que realmente importa

Os desejos do coração são o raio-x do homem; eles revelam seu verdadeiro tesouro

Coração
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mateus 6:21)

Qual é o seu verdadeiro tesouro? Certamente é algo que tem sido o objeto de seus desejos, trabalho e cuidado.

Muitos declaram que seu tesouro é a família ou a vida com Deus; no entanto, suas ações realmente confirmam sua declaração? Em que gastam seu tempo, energia e recursos?

A verdade é que, como seres humanos, somos naturalmente caçadores de tesouros. Estamos sempre em busca daquilo que nos traz alegria, satisfação e um senso de realização. Mas a questão é: qual é o tesouro que realmente vale a pena buscar?

Jesus declarou: “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6:21). E isso é um fato inegável. Nosso coração é movido por nossos desejos, por aquilo em que o colocamos. E nosso tempo, trabalho e esforço criativo dizem mais sobre o que é importante para nós do que nossas declarações. Os desejos de um homem são o raio-x de seu coração.

O Senhor proferiu um conselho que devemos considerar: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam” (Mateus 6:19). Há muitos que colocam seu coração em coisas efêmeras. Quantos tesouros roubados! Quantas coisas juntamos que, guardadas, não nos trazem qualquer benefício! Quantos sonhos alcançados, mas que no fim não produzem a verdadeira felicidade! E o que ficou pelo caminho porque o trabalho começado não pôde ser concluído por causa de um imprevisto, uma doença ou a morte? “E o mundo passa…” e tudo o que há nele (1 João 2:14-17). E tudo o que acumulamos, todo o trabalho de nossas mãos, e tudo aquilo em que colocamos nosso coração? “Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:20). Por isso, “ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” (Mateus 6:20).

Jesus declara qual é o maior tesouro, que todos devem buscar prioritariamente: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Ao colocarmos nossos corações no lugar certo, todas as demais coisas se encontrarão no seu devido lugar. Nossa família, a igreja, os amigos, os estudos, o trabalho e tudo mais passa a ter significado real, porque então compreendemos todas as coisas por um prisma espiritual.

Você tem colocado seu coração naquilo que verdadeiramente é importante? Ou o que te move? Sua vida, seus valores e seu trabalho têm sido movidos por um coração que busca o reino de Deus em primeiro lugar? Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos