Onze motivos pelos quais a Escola Bíblica Dominical é uma bênção para a família | A Palavra

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Onze motivos pelos quais a Escola Bíblica Dominical é uma bênção para a família

Descubra onze benefícios da Escola Bíblica Dominical para abençoar e edificar a sua família

Família Cristã
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.”
(Salmos 128:3)

A Escola Bíblica Dominical é uma das práticas mais importantes para os cristãos que desejam crescer na sua fé e compreensão das Escrituras. Além disso, ela também é uma excelente ferramenta para abençoar e edificar nossas famílias.

    1. A Escola Bíblica Dominical proporciona à família momentos de qualidade juntos por meio das leituras diárias e estudos das lições. Mesmo que, na igreja, os membros participem de diferentes classes, em casa, eles podem compartilhar e discutir os aprendizados. Isso fortalece os laços familiares e cria memórias significativas.

    2. Ao estudarmos sobre o dever de refletir o caráter de Cristo e sobre o fruto do Espírito Santo na vida do crente, crescemos individualmente e colaboramos para a unidade e felicidade em nossa família.

    3. Através das lições bíblicas, aprendemos que a família é um projeto de Deus e que, vivendo segundo os valores do evangelho, construímos um lar seguro e firme na rocha que é Cristo — base sólida e inabalável (Salmos 127:1).

    4. Estudar e aplicar os ensinamentos bíblicos na realidade da família ajuda a resistir às circunstâncias adversas que podem gerar desgastes no relacionamento. As lições aprendidas na EBD fortalecem a família nesse sentido.

    5. Aprendemos na EBD sobre o plano de Deus para a família, e essa compreensão nos ajuda a trabalhar juntos para que esse plano se realize em nossa própria família e no mundo através dela.

    6. Na EBD, desenvolvemos habilidades de comunicação, como ouvir atentamente e falar com amor e respeito. Quando aplicamos esses aprendizados em casa, dialogamos de forma saudável, compreendemos melhor os outros e fortalecemos nossa família.

    7. Na Escola Bíblica Dominical, aprendemos que devemos desenvolver em nós o caráter de Cristo. Isso acontece por meio do fruto do Espírito Santo que habita no salvo, quando este permite que Ele aja com liberdade em sua mente e coração. Ao deixarmos o Espírito produzir Seu fruto em nós, além de nos tornarmos exemplos para nossos familiares, passamos a contribuir para a unidade e felicidade no lar.

    8. Na EBD, aprendemos sobre a importância do perdão. Na família, ele é fundamental para a resolução de conflitos e tensões. Devemos cultivar uma disposição constante para perdoar, como testemunho de Cristo em nós.

    9. Ao estudarmos na EBD sobre como lidar com desafios como enfermidades, perda de emprego, conflitos e morte, encontramos orientação segura, conforto e encorajamento, o que fortalece a unidade da família para suportar os tempos difíceis.

    10. A Escola Bíblica Dominical orienta e auxilia os pais na responsabilidade de criar filhos nos dias atuais, em que tantas influências externas podem afastá-los do bom caminho. Ela oferece diretrizes para uma vida segundo a vontade de Deus, que, se observadas, resultará em uma vida realizada e feliz.

    11. Os ensinamentos da EBD não apenas contribuem para um relacionamento familiar saudável, mas também podem unir os membros da família em torno da mesma fé e salvação em Cristo, para toda a eternidade. Afinal, todos nós desejamos a salvação de nossos entes queridos e temos o desejo de revê-los na vida além.

Sua família já frequenta a Escola Bíblica Dominical? Se não, não hesite em buscar uma igreja que tenha uma boa EBD, onde a Bíblia seja ensinada com verdade. Sua família será grandemente abençoada. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos