Três atitudes, um “segredo” | A Palavra

terça-feira, 4 de abril de 2023

Três atitudes, um “segredo”

No texto em destaque, Paulo menciona três atitudes que podemos considerar como o “segredo” para uma vida vitoriosa. Para sermos bem-sucedidos, devemos praticá-las

Orando
Imagem: Unsplash
Pr. Cleber Montes Moreira

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” (Romanos 12:12)

O foco da vida cristã deve estar nas coisas mais elevadas, conforme mencionado em aos Colossenses 3:1-2, com o propósito de refletir a glória de Cristo. Isso significa que um salvo deve viver de tal maneira que resista às diversas pressões para pecar. No entanto, como tornar isso possível, uma vez que a carne é sempre inclinada para o mal? Ninguém tem poder em si mesmo para resistir ao pecado, mas o salvo deve dar lugar ao Espírito Santo para que Ele possa agir em sua mente e vontade, dependendo Dele e sendo-lhe submisso.

Em Romanos 12:12, Paulo menciona três atitudes que podemos considerar como o “segredo” para uma vida vitoriosa. Para sermos bem-sucedidos, devemos considerá-las:

Alegrar na esperança: quando olhamos para Cristo e para tudo o que Ele nos prometeu e que está reservado para nós na eternidade, coisas que nos trazem alegria e contentamento, seguimos com mais determinação em direção ao prêmio que nos aguarda. Essa foi a experiência de Paulo, que, deixando para trás aquilo que para ele havia perdido o valor, prosseguia “para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13-14).

Ser paciente na tribulação: a ideia aqui é de permanecer firme na fé em Cristo, mesmo sob as mais severas desgraças e provações. É suportar bravamente, com paciência. Significa seguir em frente na jornada da fé, mesmo em condições adversas ou extremamente adversas.

Perseverar na oração: o sentido é de constância, de “continuar a fazer algo com intenso esforço, com a possível implicação de apesar das dificuldades”. Devemos prosseguir confiantes em oração, vigiando todo o tempo, sem jamais esmorecer.

A vida pode não ser fácil, e pode ser tentador desistir. Mas, como cristãos, sabemos que a perseverança é essencial em todos os aspectos de nossa caminhada, especialmente na oração. O exercício contínuo da oração nos ajudará a perseverar nas demais coisas que Cristo espera que perseveremos. Por meio dela, na intimidade com Deus, somos fortalecidos para resistir a tudo que se opõe a nós, sejam as dificuldades do dia a dia ou mesmo inimigos declarados (carnais e espirituais).

Que frases como “Deus está no controle” não sejam para nós apenas um jargão, mas a verbalização de nossa confiança interior. Que ao afirmarmos que “Deus tem um plano em tudo”, isso seja uma experiência de fé e não apenas uma frase de efeito. Isso porque, verdadeiramente Ele está no controle de todas as coisas e, de fato, em tudo Ele tem um plano maravilhoso.

Alegre-se na preciosa esperança, seja paciente nos sofrimentos e persevere na oração. A presença de Deus em sua vida transformará tudo em oportunidade para seu crescimento e vitória em nome e para a glória de Jesus. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos