Famílias imperfeitas, e o propósito divino para abençoar outras famílias | A Palavra

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Famílias imperfeitas, e o propósito divino para abençoar outras famílias

Da Imperfeição à Bênção: Deus transformando famílias comuns em Instrumentos para abençoar outras famílias

Família
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.” (Atos 3:25)

Durante o estudo, o professor da Escola Bíblica Dominical nos lembrou das famílias “perfeitas” que vemos nos anúncios de margarina: pessoas sorridentes, descontraídas, reunidas ao redor da mesa, transmitindo uma sensação de felicidade.

Seria maravilhoso se pudéssemos entrar nesse mundo perfeito e viver nessa atmosfera. No entanto, sabemos que isso é irreal e existe apenas nos comerciais bem produzidos da televisão. Na vida real, as coisas são bem diferentes e as famílias são imperfeitas. Elas se reúnem cada vez menos para compartilhar momentos à mesa, e é comum haver competição, desentendimentos, inveja e traições… Infelizmente, muitas famílias têm se rendido à cultura do mundo e sucumbido ao ritmo acelerado que consome o tempo. As pessoas estão mais conectadas aos seus smartphones do que aos seus entes queridos. Vivemos na era do individualismo e do hedonismo.

A realidade é que a família perfeita não existe porque as pessoas não são perfeitas. Não há pais perfeitos, cônjuges perfeitos ou filhos perfeitos. Basta olharmos para nós mesmos com sinceridade para reconhecermos muitas das nossas próprias imperfeições. No entanto, esse olhar requer humildade, uma virtude cada vez mais rara nos dias de hoje.

Para as famílias imperfeitas, a graça de Deus é o remédio. A família de Abraão e Sara também era imperfeita — eles eram sujeitos às mesmas paixões e fraquezas que nós. No entanto, Abraão aceitou o chamado de Deus, e com sua família saiu da terra de seus parentes, e o Altíssimo lhe fez uma promessa: “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:3; 22:18; 28:14; Atos 3:25).

Quando famílias imperfeitas compreendem o propósito de Deus para elas e decidem obedecer, o Senhor opera. Elas se tornam abençoadas e abençoadoras. Cada família deveria ser como um “canteiro de obras” onde Deus está trabalhando.

Assim como Deus formou um povo por meio de uma família imperfeita e trouxe Jesus ao mundo através desse povo, Ele deseja usar famílias de pessoas comuns, como a nossa, que se submetem à Sua vontade e aceitam o Seu chamado para compartilhar o conhecimento do Salvador com outras famílias. Ele está formando um povo, a Sua igreja (família), e está trabalhando em nós, aperfeiçoando-nos para a eternidade. Pense nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos