O prazer de voltar para casa | A Palavra

terça-feira, 16 de maio de 2023

O prazer de voltar para casa

A mulher sábia e a edificação do lar: priorizando pessoas sobre coisas

Família
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos”
(Provérbios 14:1)

Ouvi falar de uma esposa que não gostava quando seu marido chegava cedo do trabalho. Ela se preocupava que ele pudesse entrar com os pés sujos, bagunçar ou desorganizar coisas, e ficava chateada se o jantar não estivesse pronto. Para ela, o marido chegar mais cedo e sem avisar era um incômodo.

O marido de Rita estava atrasado. Era incomum ele demorar tanto. Ela e o pequeno Lucas sempre esperavam Carlos por volta das 18 horas, mas naquele dia já eram quase 20 horas quando o telefone tocou: Carlos havia sofrido um acidente de trabalho e estava no hospital. Ele só poderia voltar para casa cerca de uma semana depois. Rita se apressou para vê-lo e desabafou: “Minha vida não seria a mesma se você nunca mais voltasse.” Eles serviam ao Senhor e se amavam muito.

Voltar para casa deveria ser um prazer para todos os maridos. Eles não deveriam parar em esquinas ou nos bares, nem se distrair com outras coisas que tomassem seu tempo. Eles nem deveriam fazer horas extras no trabalho.

Receber o marido e o pai deveria ser um prazer para todas as famílias. Deveria haver abraços calorosos, palavras de apoio e encorajamento em vez de reclamações.

O lar deveria ser o lugar mais acolhedor e agradável do mundo. Infelizmente, muitos se tornaram lugares hostis para alguns membros da família.

Precisamos valorizar cada minuto que passamos com aqueles que amamos. Não sabemos por quanto tempo poderemos desfrutar de momentos significativos em família, porque a vida é curta. Portanto, não devemos deixar que pequenas (ou grandes) coisas nos impeçam do prazer da companhia do outro.

A Bíblia nos ensina que a mulher sábia edifica sua casa. Isso significa que ela se concentra em criar um ambiente positivo e acolhedor para sua família, mesmo que isso signifique sacrificar um pouco de sua própria agenda ou rotina. Ela se preocupa mais com as pessoas do que com as coisas. Mas o marido e os filhos também têm um papel importante e intransferível nessa tarefa. Todos devem trabalhar juntos para construir um lar feliz, mas sempre na dependência de Deus, pois “se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmos 127:1).

Você, esposa, sente alegria quando seu marido volta cedo do trabalho? Você, marido, sente alegria ao reencontrar sua esposa no final do dia? Você, filho, sente prazer em seus pais? Vocês, pais, sentem prazer em seus filhos?

O sábio escreveu: “Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece” (Provérbios 24:3). Pense nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos