Nosso real propósito: glorificar a Cristo, na vida ou na morte | A Palavra

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Nosso real propósito: glorificar a Cristo, na vida ou na morte

A exaltação de Cristo como propósito: a mensagem de Paulo aos filipenses e seu exemplo de vida

A Bíblia e a Cruz
Imagem: Freepik

Pr. Cleber Montes Moreira

“Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.”
(Filipenses 1:20)

Desde a prisão em Roma, Paulo escreveu aos leitores em Filipos, falando-lhes sobre sua “intensa expectativa e esperança”. Ele expressou sua confiança de que em nada seria envergonhado, e a certeza de que Cristo seria engrandecido em seu corpo, seja na vida ou na morte. Conforme mencionado no Dicionário Bíblico Beacon, “o termo grego ‘apokaradokian’ (expectação) indica um desapego total de tudo para fixar-se no objeto de desejo. Literalmente, significa ‘estender a cabeça’ para ver algo distante; no caso de Paulo, era o Dia de Cristo.”

O apóstolo desejava fervorosamente poder anunciar o evangelho com ousadia e sem embaraço, mesmo diante do julgamento. Ele via aquela situação como uma oportunidade para glorificar a Cristo, independentemente do que viesse a acontecer. Com a cabeça erguida e sem medo, ele olhava para aquele cuja obra ele realizava. Embora tenha sido libertado, ele acabou sendo preso novamente dois ou três anos depois. De acordo com uma antiga tradição cristã, ele foi decapitado e sepultado em Roma por volta do ano 67 d.C.

A vida de Paulo tinha um objetivo. Ele estava determinado a cumpri-lo, não importando o preço que teria que pagar. Jesus era a razão de sua existência, e a missão era o propósito central de sua vida. Se permanecesse vivo, era para a glória de Cristo; se morresse, seria introduzido na presença de Cristo. Assim, como salvos, devemos viver segundo a mesma expectativa, conscientes do sentido de nossa existência.

Ele falou do Salvador estando em liberdade, nas prisões alcançou aqueles que não alcançaria estando livre. Na sua morte, foi fiel ao seu Senhor. Por meio de seus escritos, ele permanece vivo e falando entre nós. Esse é o resultado de uma vida alicerçada e dedicada ao Senhor Jesus — sua vida se tornou um monumento para a exaltação de Cristo.

Estamos servindo a Cristo com a mesma dedicação e coragem que o apóstolo Paulo demonstrou? Estamos preparados para glorificar a Cristo, quer na vida quer na morte? Nossos olhos estão fixos em Cristo? Pense nisso!

Um comentário:

  1. Acredito que há muita coisa que eu preciso melhorar. Os embaraços talvez me sejam mais impeditivos que os pecados porque eles muitas vezes tomam a minha atenção e dedicação que poderia dar mais a obra que Deus me chamou. Que o Senhor abençoe ao irmão e esta página ainda abençoe a muitos mais como tem me abençoado. Graça e paz!

    ResponderExcluir

Livros teológicos?

livros teológicos