Preciosas promessas | A Palavra

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Preciosas promessas

“Não se turbe o vosso coração”: consolo e fé em tempos incertos

Homem lendo a Bíblia
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” (João 14:1,2)

Jesus estava prestes a enfrentar a cruz e deixar este mundo para retornar ao Pai. Essa realidade enchia os corações dos discípulos de incertezas, pois eles esperavam que Ele remisse a Israel (Lucas 24:21). Além disso, eles sentiam a dor da separação e da morte. Diante desse quadro, seria possível ter esperança?

As adversidades e incertezas trazem preocupações e ansiedade. No entanto, o Senhor tem uma palavra de conforto para nós: “Não se turbe o vosso coração”. A palavra traduzida por “turbe”, em outras versões “perturbe”, significa sacudir, causar uma comoção interna a alguém, tirar sua paz interior, perturbar sua tranquilidade, encher o espírito de medo e temor, tornar-se ansioso ou angustiado… Não é assim que muitas vezes nos sentimos? Jesus sabia exatamente o que se passava naqueles corações e também conhece os nossos.

Em seguida, o Senhor lhes dá a receita para vencer a angústia e a incerteza: “crede também em mim” — a fé genuína nos mantém firmes em meio ao turbilhão. O segredo para aqueles homens era descansar confiantemente em Deus. Este também é o segredo para alcançarmos a calma.

Após exortá-los a confiar, o Senhor lhes faz uma extraordinária promessa: “Na casa de meu Pai há muitas moradas”. Observe que Ele não disse que iria prepará-las, mas que elas já estavam prontas. Na “casa do Pai”, há lugar para todos aqueles que, pela fé, se tornam seus filhos. E lá não haverá mais lágrimas, morte, tristeza, choro, dor ou qualquer tipo de sofrimento. Nós habitaremos com Deus e seremos o seu povo para sempre! (Apocalipse 21:3,4). E Jesus mesmo é o caminho para o Pai, o único caminho (João 14:6).

Tenhamos em mente que um dia todo sofrimento cessará. A morte não é o fim. Jesus está vivo, e nós viveremos. Que as palavras que trouxeram conforto aos discípulos renovem nosso ânimo. Que as preciosas promessas do Salvador nos encham de gratidão, alegria e esperança, mesmo diante das adversidades. E, especialmente, sejamos consolados e revigorados por esta palavra do Senhor: “virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14:3).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos