Jesus: Luz, Verdade e Vida | A Palavra

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Jesus: Luz, Verdade e Vida

Além da festa: a luz que vence as trevas, a vida que triunfa sobre a morte

Luz em meio a escuridão
Imagem gerada por IA
Pr. Cleber Montes Moreira

“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” (João 1:4,5)

Em um mundo mergulhado nas sombras da desesperança, surge a verdadeira luz que vence as trevas mais densas e traz vida aos homens. Essa luz não é apenas um raio fugaz, um conhecimento terreno ou uma mera “iluminação” restrita a um grupo específico; ela é uma pessoa, Jesus!

O cenário da vinda do Salvador não é um palco de grandiosidade terrena, mas sim um teatro de sombras e morte. Ao escolher nascer em meio às trevas da humanidade caída, Ele enfatiza a natureza redentora de Sua missão. Jesus, autor da vida, encarna na esfera da morte, apontando para a salvação que Ele traz.

O profeta Isaías já havia predito a chegada da luz sobre aqueles que vagueiam nas trevas da morte: “O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz” (Isaías 9:2). E em João lemos sobre o cumprimento dessa profecia: “E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (João 1:5). Infelizmente, por se opor às obras das trevas, a luz é rejeitada; porque a luz incomoda, os homens amam mais as trevas do que a luz, porque as suas obras são más (João 3:19).

Como luz, Jesus não é apenas um farol para os perdidos; Ele é a Verdade libertadora, conforme Ele mesmo proclama ser: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”; “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:32,36). A luz nos liberta da ignorância espiritual e da escravidão do pecado. Aqueles que creem em Cristo são chamados da escuridão para a maravilhosa luz; são resgatados do domínio das trevas e transportados para o reino do Filho amado, reino de luz (Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9).

Ao destacar as trevas, o texto nos revela a condição espiritual da humanidade sem Deus, que é de morte. Sem Ele, o que chamamos de vida é sombra, é morte. Jesus, como Luz e Vida, emerge para dissipar as trevas espirituais. Sua ressurreição é a suprema confirmação de Sua autoridade sobre todas as coisas, incluindo a morte.

Portanto, a mensagem central do Natal transcende a mera celebração secularizada. Ela é um convite para contemplar a Luz divina que traz verdadeiro entendimento, transformando nossas mentes. O Natal é mais do que uma festividade anual; é uma oportunidade de renovar a esperança na Luz eterna e de nos alegrarmos na vida que o Salvador oferece. O Natal, para aqueles cujas vidas estão em Cristo, é a celebração da Luz que vence as trevas e da Vida que triunfa sobre a morte. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos