Quando a morte se torna esperança | A Palavra
Renda Extra?

sábado, 1 de novembro de 2025

Quando a morte se torna esperança

“E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?”
(1 Coríntios 15:54,55)
Lápide

Pr. Cleber Montes Moreira

No Dia de Finados, enquanto muitos recordam com tristeza a dor da separação, o cristão tem a oportunidade de lembrar com esperança que a morte não é o fim. Para os que estão em Cristo, ela foi vencida — e Jesus é a garantia da nossa ressurreição.

É natural sentir tristeza quando perdemos alguém querido. As lembranças despertam a saudade, e o coração se aperta diante da ausência. No entanto, quando aquele que partiu era um irmão em Cristo, encontramos consolo na certeza da vida eterna. Sabemos, pela fé no Salvador, que haverá reencontro na glória celestial. Essa convicção é um bálsamo para a alma ferida.

Para quem está em Cristo, o túmulo não é o ponto final, mas a porta de entrada para a eternidade com Deus. Como alguns costumam dizer, “para o crente, a morte é uma promoção”, pois ela nos eleva à presença do Senhor. A morte é a libertação do corpo corruptível, sujeito às dores e ao sofrimento, e o prelúdio do revestimento com um corpo glorificado, livre das marcas do pecado. Ali, na presença de Deus, “nunca mais terão fome, nunca mais terão sede, nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum. Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas vivas; e Deus limpará de seus olhos toda lágrima” (Apocalipse 7:16,17). Diante dessa promessa bendita, compreendemos que, para o salvo, a morte não é uma tragédia, mas uma bênção.

As palavras do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 15:54,55 expressam o clímax do grande capítulo sobre a ressurreição. Ali está proclamada a vitória definitiva sobre a morte, através de Jesus Cristo. A morte, o último inimigo do homem (v. 26), foi derrotada pela ressurreição de Cristo e será aniquilada completamente na futura ressurreição e transformação dos crentes.

O versículo 54 aponta para o momento glorioso da ressurreição final — ou do arrebatamento, para os que estiverem vivos — quando nossos corpos mortais, sujeitos à corrupção, serão revestidos da incorruptibilidade. Cumpre-se assim a profecia de Isaías 25:8: “Aniquilará a morte para sempre”. E o versículo 55 retoma o desafio de Oséias 13:14: “Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? É uma declaração triunfante de que a morte não tem mais domínio sobre aqueles que pertencem a Cristo.

Quando o assunto for a morte, lembre-se: a morte física não é o fim. A promessa da ressurreição corporal assegura que a vida do crente prosseguirá por toda a eternidade, em uma forma incorruptível e gloriosa. Essa verdade consola o coração diante da partida dos que amamos e nos fortalece para encarar nossa própria finitude com fé e esperança. Jesus declarou: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca irá morrer” (João 11:25,26). Essa é a verdade que sustenta a nossa fé. Você crê nisso?

Que, como Paulo, possamos também erguer um grito de vitória, proclamando que o medo da morte foi vencido! Porque Cristo vive, nós também viveremos, e a eternidade nos aguarda.

Aplicação:

No Dia de Finados, enquanto muitos olham para o túmulo com lágrimas, o cristão pode olhar para o céu com esperança. A sepultura é apenas o local de repouso do corpo, mas o espírito do salvo está com o Senhor, aguardando o grande dia da ressurreição. Viva, pois, com essa certeza e anuncie essa esperança àqueles que ainda não conhecem o Salvador.

Oração:

Pai amado, obrigado porque em Cristo a morte foi vencida e a eternidade nos aguarda. Consola os corações enlutados e renova em nós a esperança da ressurreição. Em nome de Jesus, amém.


Clique e inscreva-se no canal para ler outros devocionais: https://whatsapp.com/channel/0029VayilyCElah1D90jvG0Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Renda Extra?