“Eu sou a igreja”? | A Palavra

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

“Eu sou a igreja”?

Aquele que se considera “igreja” fora do Corpo de Cristo é como a brasa longe do fogo, logo seu brilho extinguirá

carvão
Imagem: Pixabay

Pr. Cleber Montes Moreira

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” (1 Coríntios 12:12)

Li um texto que trata sobre alguns bordões muito usados no meio evangélico, e que contrariam ensinos bíblicos sobre a igreja. Um deles é: “eu sou a igreja”. Infelizmente este é um pensamento que tem encontrado abrigo em mentes desprovidas do conhecimento da verdade. Onde a luz da Palavra de Deus não chega, há obscuridade. Há até uma canção gospel cuja letra diz, repetidamente: “sou igreja”. Aliás, devemos ter muito cuidado com aquilo que cantamos, pois muitas canções, mais que desprovidas de conteúdo bíblico, são verdadeiras heresias.

No capítulo 12 de sua primeira carta aos Coríntios, Paulo apresenta a igreja como um Corpo. Tal como o corpo humano, a igreja é um ‘organismo’ vivo, dinâmico, formado por vários membros, cada um com sua função, contribuindo para o bem-estar do todo. Aliás, o bem-estar coletivo, a edificação dos irmãos, é o motivo pelo qual Deus concedeu à igreja a diversidade de dons: quando cada membro realiza aquilo para que foi criado, o corpo inteiro é beneficiado, tem saúde e realiza suas funções de modo natural.

O apóstolo ainda nos mostra que todos os membros, aqueles “que reputamos serem menos honrosos no corpo”, ou os que pensamos ser “mais nobres”, têm papéis importantes e que não deve haver divisão no corpo, mas que “tenham os membros igual cuidado uns dos outros” (vs. 23-25). Dessa forma, todos recebem e contribuem para a vida em comum e o crescimento do todo.

No corpo o “olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós” (v.21). Na prática isso seria como uma amputação. 

Quando um órgão ou membro do corpo humano é amputado, ele perde não apenas a capacidade de realizar a função para a qual ele existe, mas a própria vida. Da mesma forma, quem se considera “igreja” fora do Corpo de Cristo — porque membro não é igreja — não tem vida em si mesmo. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos