Não arranje confusão | A Palavra

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Não arranje confusão

Quem não tem o que fazer, corre o risco de se ocupar de algo que não deve. A mente desocupada tem grande possibilidade de se transformar num ‘escritório do mal’

maçã
Imagem: Pixabay
Pr. Cleber Montes Moreira

“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.” (2 Samuel 11:1,2 – Leia em sua Bíblia todo o capítulo)

Davi estava no lugar errado, na hora errada, quando olhou para a direção errada e desejou a coisa errada. Ele deveria ter ido para a guerra, mas não foi. Ainda não era noite, era tarde quando ocioso levantou-se de sua cama e foi passear no terraço da casa real, de onde sua vista alcançou uma linda mulher que estava se banhando. Em seu coração ele a cobiçou, e mandou investigar a seu respeito. Depois mandou buscá-la e deitou-se com ela, e ela engravidou.

Quando alguém, mesmo sendo crente, deixa de lado suas obrigações, dá lugar a ociosidade e fica com sua mente desocupada, o pecado encontra condições favoráveis para florescer. Há um adágio que diz que “mente vazia é oficina do diabo”. Quem não tem o que fazer, corre o risco de se ocupar de algo que não deve. O rei tinha tudo, mesmo assim tomou a única cordeira de um homem pobre, ou seja, adulterou com sua mulher. Mais que isso, para legitimar seu caso amoroso articulou a morte de Urias, pessoa justa e cumpridora de seus deveres.

Quantos males um pecado pode causar? Davi desprezou a Palavra de Deus, e fez o que não devia. O adultério custou-lhe muito caro. A espada não mais saiu de sua casa, e coisas terríveis sucederam sobre sua família. Do que plantou colheu em abundância.

Alguém desocupado está sempre em condições de arranjar alguma confusão. Portanto, ocupe-se com coisas boas, honestas e que edificam. Procure colocar seu foco e pensamento nas coisas de cima, e não nas que são da terra, para não alimentar desejos carnais que possam levá-lo às práticas pecaminosas (Colossenses 3:2; Gálatas 5:16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos