Da sombra ou da luz? | A Palavra

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Da sombra ou da luz?

A sombra nos proporciona sensação muito agradável; é local apropriado para descanso, conforto e abrigo do calor. Porém, é da luz que dependemos para uma vida saudável e operosa

Ipê amarelo
Foto: Cleber Moreira
Pr. Cleber Montes Moreira

“Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos.” (Salmos 92:13,14)

Roberta me mostrou um ipê amarelo florido. Uma planta com aspecto feio, raquítica, que cresceu à sombra de uma jaqueira. Está cheia de parasitas que sugam sua seiva. Nestas condições, não pode se desenvolver com naturalidade e alcançar pujança. Esta árvore está plantada no terreno ao lado do templo, e sua condição nos sugere uma importante reflexão: assim como aquele ipê, há crentes que vivem na sombra.

Sombra é lugar de descanso, de conforto, de abrigo do calor. A sombra nos proporciona sensação muito agradável. Roberta até já sugeriu colocar um balanço num galho daquela jaqueira que faz sombra ao ipê, para as crianças da igreja brincarem ali. Entretanto, pensando noutro sentido, sombra não é lugar de vida, de crescimento e fortalecimento, porque obstrui o sol que é indispensável à saúde. Pessoas depressivas buscam as sombras, pessoas saudáveis preferem a luz.

Muitos crentes não florescem nem frutificam porque vivem na sombra. Não falo de vida no pecado, de gente que não vem para a luz porque as suas obras são más, porque tem algo a esconder (João 3:20), mas de gente que vive da ‘espiritualidade alheia’, como se isso fosse possível. Gente que aprecia o louvor vibrante dos encontros cúlticos, mas que no cotidiano não honra a Deus; que pede orações, mas que não ora; que aprecia os sermões dominicais, mas não busca o crescimento pessoal pela leitura das Escrituras; que aplaude as conquistas da igreja, ou até apresenta sugestões que demandam trabalho e/ou gastos, mas não coopera financeiramente, nem com ofertas, nem com a entrega dos dízimos, nem com mão de obra; gente que ocasionalmente se comove com testemunhos missionários, mas que não evangeliza, que não contribui financeiramente para missões, não intercede com perseverança pelos missionários, nem chora desconsoladamente pelos perdidos; gente que faz votos ao Senhor, mas não os cumpre — gente acomodada à sombra das obras e da espiritualidade alheia, condição que dificulta o relacionamento com o Eterno e impede a frutificação.

Que esperar de crentes que vivem na sombra, senão uma vida espiritual atrofiada, como aquela exemplificada pelo nosso ipê? Ao contrário disso, o salvo que busca receber luz direta de Cristo, é por Ele vivificado, lança raízes profundas, cresce, espalha seus galhos e produz muitos frutos, cumprindo o papel pelo qual foi plantado pelo Senhor. Pense nisso!

2 comentários:

  1. Irmão Pastor Cleber amei a sua mensagem sobre o crente que fica só na sombra .
    Eu tenho 87 anos de

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom. Poderia ter deixado o nome, e talvez o contato. Deus te abençoe.

      Excluir

Livros teológicos?

livros teológicos