“E serão ambos uma carne”: o casamento sob a ótica de Deus | A Palavra

segunda-feira, 10 de abril de 2023

“E serão ambos uma carne”: o casamento sob a ótica de Deus

O segredo para um casamento feliz e duradouro é compreender o propósito de Deus e viver de acordo com os valores estabelecidos nas Escrituras Sagradas

Alianças
Imagem: Pixabay
Pr. Cleber Montes Moreira

“Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”
(Gênesis 2:24)


Na sociedade atual, muitos consideram o casamento como uma união passageira, que pode ser dissolvida por qualquer motivo quando um dos cônjuges perde o interesse na relação. O compromisso formal é evitado por muitos, optando-se por apenas “morar juntos” sem o comprometimento civil e religioso. O divórcio se tornou algo fácil e comum, tornando a expressão “até que a morte os separe” obsoleta e sem sentido. Infelizmente, esse comportamento não reflete apenas a decadência moral da sociedade, mas também o hedonismo. Muitas pessoas entram no casamento movidas por sentimentos e desejos egoístas, enxergando o outro como um objeto de prazer e satisfação, um instrumento para a própria felicidade. Quando essas expectativas não são atendidas, o “objeto” é descartado ou trocado. Poucos são aqueles que sinceramente se unem em matrimônio com o objetivo de completar e fazer o outro feliz. Esse comportamento não condiz com a ideia de “serão ambos uma só carne”, pois, embora juntos, estão separados.

Diferente de como a sociedade vê o casamento, segundo a Bíblia, ele é uma união sagrada, criada por Deus, na qual duas pessoas se tornam uma só carne diante dEle. Essa união vai muito além do aspecto físico, abrangendo também o emocional, o mental e todas as áreas da vida, e deve servir ao propósito divino para o qual foi criada. Para que a relação seja duradoura e feliz, é fundamental haver comprometimento, respeito, fidelidade e amor incondicional. Trata-se de uma aliança preciosa que deve ser valorizada e cuidada constantemente, para que homem e mulher se completem e desfrutem de uma vida abençoada, prazerosa e realizada.

O segredo para um casamento feliz e duradouro, que realmente perdure “até que a morte os separe”, é compreender o propósito de Deus e viver de acordo com os valores estabelecidos nas Escrituras Sagradas, buscando constantemente a Sua vontade. O casal precisa confiar em Deus e buscar na Sua Palavra sabedoria para lidar com todas as situações, especialmente aquelas que podem afetar a sua união. Um casal que segue os ensinamentos bíblicos, se antecipa aos obstáculos e evita tudo o que possa prejudicar o seu relacionamento. Um casal que teme a Deus e compreende a natureza e o propósito do casamento, lutará com todas as suas forças para defendê-lo e preservá-lo. A separação, seja por qual motivo for, como já vimos, é fruto do pecado, do afastamento de Deus e da conformação com o mundo. Deus não planejou o divórcio.

Um casamento que tem Deus como o centro resistirá às tempestades da vida. É um casamento que pode superar qualquer desafio e crescer em amor e unidade. É um casamento que honra a Deus e reflete Sua glória.

Que cada casal busque a vontade de Deus e entregue o seu relacionamento em Suas mãos. Que o amor mútuo cresça a cada dia e que juntos amadureçam em semelhança a Cristo, para que possam viver para a Sua exaltação e ser um exemplo abençoador para outras famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos