O amor sacrificial de Cristo como modelo para o amor do esposo pela esposa | A Palavra

quarta-feira, 19 de abril de 2023

O amor sacrificial de Cristo como modelo para o amor do esposo pela esposa

O esposo cristão deve espelhar o caráter de Cristo em seu amor pela esposa

Casal idoso
Imagem: Unsplash
Pr. Cleber Montes Moreira

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” (Efésios 5:25)

Conheci um casal muito especial. Ela era doente e, quando estava em crise, ele, com problemas na coluna, assumia todas as tarefas da casa sem reclamar. Mesmo sobrecarregado, cuidava dela com muito carinho e sempre administrava os remédios na hora certa. Ela era uma crente fiel, enquanto ele estava afastado da igreja. Ela orou por ele por cerca de 40 anos e, finalmente, ele se reconciliou com o Senhor. Esse casal é um exemplo de amor e dedicação mútua.

Em um casamento cristão, Cristo é o centro. Duas pessoas unidas em Cristo devem crescer à semelhança dele. É por meio desse crescimento que o caráter de Cristo é reproduzido na vida dos cônjuges e, além de outras semelhanças com o Senhor, eles passam a ter o amor dele como padrão para o amor conjugal. Paulo exorta seus leitores a não serem como os gentios, mas a viverem uma nova vida segundo o padrão de Cristo — a andarem como filhos de Deus e a imitarem o Salvador (Efésios 5:1,2). É neste ambiente de vida nova que é possível um amor genuíno entre o casal.

Ao falar sobre o modo como o esposo deve amar sua esposa, o escritor nos ensina sobre o amor sacrificial, tendo como exemplo o amor de Jesus Cristo, que “se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus”, e que “amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:2,25).

Por se tratar de um amor sacrificial, todos os desejos que possam contaminar a pureza do casamento e desencadear a infidelidade devem ser mortificados. Além disso, é importante evitar más companhias e influências negativas. Em vez de olhar para a grama do vizinho, deve-se cuidar da própria com zelo e dedicação.

Trata-se de um amor protetor que busca defender e honrar a esposa, manifestando-se em sentimentos e ações altruístas e levando a sacrifícios pelo bem-estar da amada, o que não é fácil. Mas, é exatamente esse tipo de amor que Deus espera que os esposos tenham por suas esposas, para que possam espelhar o caráter de Cristo. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos