A motivação de seguir a Cristo: interesses ou compromisso? | A Palavra
livros teológicos

quarta-feira, 10 de maio de 2023

A motivação de seguir a Cristo: interesses ou compromisso?

O que realmente importa ao seguir a Cristo: uma reflexão sobre interesses temporais versus compromisso

Seguir a Cristo
Imagem: Unsplash
Pr. Cleber Montes Moreira

“Desde então, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e já não andavam com ele” (João 6:66).

Enquanto Jesus multiplicava pães e peixes, curava os enfermos e realizava outras maravilhas, era seguido por multidões. Muitos criam que Ele era o profeta prometido e desejavam coroá-lo como o rei da nação (João 6:14,15).

Há pessoas muito interessadas no que Jesus é capaz de fazer. Elas querem um emprego, um casamento feliz, filhos obedientes, curas e ver sinais. No entanto, seu foco não está na pessoa do Salvador, mas apenas no que Ele faz, nos benefícios que traz.

João declarou qual era a motivação da multidão: “E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos”. E o próprio Senhor afirmou: “Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes” (João 6:2,26).

Os mesmos que comeram dos pães e peixes multiplicados e que viram as maravilhas operadas foram os que abandonaram o Senhor quando Ele se ofereceu a eles como o Pão da Vida. Ele lhes disse: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede” (João 6:35). Mas o problema é que comer deste pão — crer em Jesus — implica abnegação e entrega resoluta da vida a Ele como Senhor e Salvador. Porém, para quem quer dele apenas os benefícios temporais, e não um compromisso, esse é um sacrifício impensável.

Jesus é o Pão vivo que desceu do céu. Quem não comer a Sua carne e beber do Seu sangue não terá a vida eterna (João 6:53,56). Quem espera Nele apenas para esta vida perece, mas quem O confessa como Senhor e Salvador tem a vida plena. O pão material sustenta o corpo por apenas algum tempo: “Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram.” Mas quem comer do Pão da vida, “viverá para sempre” (João 6:49,51).

Você quer estar com Cristo por interesses pessoais, ou quer a Cristo? Quer os benefícios temporais que Ele pode realizar, ou deseja ter comunhão e vida Nele?

Você pode agir como os que voltaram atrás ou como aqueles poucos — apenas os doze — que disseram pela boca de Pedro: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente” (João 6:68,69). Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

livros teológicos

Livros teológicos?

livros teológicos