O normal do mundo versus o normal do cristão: desafiando padrões e vivendo para Deus | A Palavra

terça-feira, 30 de maio de 2023

O normal do mundo versus o normal do cristão: desafiando padrões e vivendo para Deus

O cristão normal: estranho para o mundo, fiel a Deus

normal versus anormal
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.” (João 15:19)

Nem sempre o que o mundo considera como normal deve ser assim considerado para o cristão. Refiro-me especialmente ao comportamento, prioridades e valores.

Certa ocasião, viajava com um casal de irmãos em Cristo. A irmã comentava sobre suas lutas e dificuldades que enfrentava, até que em certo momento ela desabafou: “Quando você quer viver de modo correto, você enfrenta muitas coisas, mas para um crente normal parece não haver nenhuma oposição ou dificuldade”.

Entendi perfeitamente o que aquela irmã quis dizer. No entanto, ela cometeu um erro ao julgar que o crente que leva a fé em Cristo a sério seria um “cristão anormal”, enquanto aquele que não vive segundo o evangelho, o crente negligente e relapso, seria o “crente normal”. Sem perceber, sua consciência foi envolvida por um modo secular de pensar.

Para você, o que é um crente normal? Eu considero que um cristão normal é justamente aquele que o mundo considera estranho, que muitas vezes é chamado de fanático, arcaico, falso moralista etc., compreendido assim por seu zelo em viver uma vida santa e de serviço a Deus. Um crente omisso, faltoso aos cultos, sem intimidade com Deus, de vida duvidosa e com testemunho falho, embora seja considerado uma pessoa normal perante o mundo, por proceder como um pecador qualquer, certamente vive um “normal” que não é o normal de um salvo fiel. Aquilo que é normal para o mundo não o é para Deus.

Você sabe por que os filhos de Deus enfrentam batalhas e adversidades no mundo? Porque eles são como um corpo estranho em uma sociedade de pessoas perdidas; porque seus valores contrariam o padrão secular. Jesus mesmo nos diz: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia” (João 15:19).

Se você se considera um salvo, mas não sofre o ódio do mundo, há algo errado e você precisa reavaliar a sua fé. Afinal, o mundo que odeia a Cristo, odeia a todos que se fazem seus discípulos — e isso é o normal, segundo a Bíblia. Pense nisso!


Um comentário:

  1. De fato, o autentico cristão é estranho para o mundo porque o confronta com a mensagem e a nova vida transformada pelo evangelho. É importante que o próprio cristão também saiba distinguir o que é perseguição por causa de Cristo e perseguição pelo que ele faz para si, pois, muitos se acham vítimas pelo simples fato de serem cristãs e não veem que estão erradas.

    ResponderExcluir

Livros teológicos?

livros teológicos