Além do conhecimento: edificando sobre a rocha | A Palavra

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Além do conhecimento: edificando sobre a rocha

A prática dos ensinos de Cristo como expressão da fé genuína

Bíblia
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” (Mateus 7:24,25)

Existem muitas pessoas que, conhecendo as Escrituras, usam-nas como uma régua para julgar a vida dos outros, mas não as aplicam em suas próprias vidas. Eles tentam remover o cisco do olho de seus irmãos, enquanto eles mesmos têm diante de si uma trave enorme que os impede de enxergar claramente (v. 1-5).

Os falsos profetas parecem ovelhas por fora, mas por dentro são lobos vorazes (v. 15). Por ganância, eles transformam o evangelho em um negócio lucrativo (2 Pedro 2:3). Eu acredito que eles têm um bom conhecimento da Palavra de Deus, mas não a aplicam e a distorcem para atender aos seus próprios interesses egoístas. Suas obras revelam sua natureza corrupta.

No mundo, existem falsos cristãos e falsos mestres que fazem coisas em nome de Deus. Eles usam indevidamente o nome do Senhor para dar autoridade às suas práticas condenáveis. Eles profetizam em nome de Jesus, expulsam demônios, fazem maravilhas e enganam muitos. Jesus nos advertiu: “Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos” (Marcos 13:22). Sabemos que aquele que vem em nome de Satanás realizará “sinais e prodígios de mentira” e enganará muitas pessoas (2 Tessalonicenses 2:9-10). Ele também terá conhecimento da Palavra, mas porque é mau, a resistirá.

Aquele que ouve a Palavra e não a pratica está no engano. Por isso, Tiago nos exorta a sermos praticantes da palavra e não apenas ouvintes, enganando-nos a nós mesmos (Tiago 1:22).

Ouvir os ensinamentos de Jesus e não colocá-los em prática é como construir uma casa na areia (v. 26-27). Certamente, essa edificação não resistirá às adversidades e desabará. Pode até ser uma mansão, um “castelo de ilusões”, mas não terá uma base sólida. O construtor dessa casa é tolo e imprudente.

Por outro lado, aqueles que ouvem a Cristo e aplicam seus ensinamentos em suas vidas são sábios e prudentes. Sua casa, construída sobre a rocha, resistirá às tempestades mais severas. Uma vida fundamentada em Cristo não se deixa enganar pelos falsos pregadores da Palavra, não se deixa levar pela astúcia dos homens e permanece firme diante do ódio, das perseguições e de tudo o que se levanta contra ela.

Existem ouvintes e existem ouvintes praticantes da Palavra. Cada um edifica sobre um fundamento. E cada um frutifica segundo a sua própria natureza. Pense nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos