O trabalho e o temor do Senhor | A Palavra

segunda-feira, 1 de maio de 2023

O trabalho e o temor do Senhor

O temor do Senhor e a percepção correta sobre o trabalho

Trabalho
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.”
(Salmos 128:2)

Talvez você já tenha ouvido aquela frase: “Se eu soubesse quem inventou o trabalho…”. Algumas pessoas dizem que mandariam prender, outras que matariam. Mesmo que seja dito em tom de brincadeira, essa afirmação parece revelar que algumas pessoas estão insatisfeitas com seu trabalho; elas não se sentem abençoadas e estão sempre reclamando. Entretanto, esquecem que há muitos que estão procurando por um trabalho com o qual possam sustentar dignamente suas famílias. O trabalho não é uma maldição, é uma bênção, e todos deveriam ser gratos por terem saúde e condições para trabalhar. E um detalhe muito importante para os desavisados: o trabalho foi ordenado pelo próprio Deus: “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gênesis 2:15).

A forma como nos relacionamos com Deus determina tudo em nossas vidas. Considerando o temor do Senhor como respeito a Deus e a observância de seus ensinamentos e mandamentos, isso se refletirá em todas as áreas da vida do crente, inclusive na percepção e prática do trabalho.

Ao contrário dos ímpios, cujo trabalho e prosperidade podem trazer um enorme peso, sobre o homem que teme ao Senhor, o salmista declara: “Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem”. No Comentário Bíblico Beacon, lemos que “comer do trabalho das tuas mãos significa desfrutar de uma vida pacífica, sem a presença de saqueadores levando a colheita ou sem a seca ou a praga causando fome”. Russell Shedd nos diz que “o trabalho prospera quando feito no temor de Deus”.

Aos ociosos, Paulo exortou: “E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado” (1 Tessalonicenses 4:11).

O temor do Senhor determina o modo como compreendemos o trabalho. Para os salvos, ele é fonte de bênçãos e um modo de glorificar a Deus. Pense nisso!


Um comentário:

  1. O trabalho foi algo em que Deus fez para que nós , criados segundo a sua imagem e semelhança, pudéssemos ser mais parecidos a ele no exercício da criação, sustento e cuidado. Uma benção em que nos faz enxergar a importância e significado de cada coisa a nossa volta.

    ResponderExcluir

Livros teológicos?

livros teológicos