Em tempos de confusão, um amigo para confiar | A Palavra

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Em tempos de confusão, um amigo para confiar

Diante de um cenário de insegurança e incertezas, há alguém em quem podemos confiar?

Jesus com mão estendida
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.”
(Hebreus 13:5)

Na jornada da vida, enfrentamos desafios e adversidades. Muitas vezes, nos sentimos sem força, impotentes, solitários e com o coração cheio de incertezas. É justamente nessa hora que mais precisamos de um amigo fiel. Mas onde o encontraremos? Um amigo sempre presente, amoroso e confiável?

Há amigos que falham conosco, que nos decepcionam e nos abandonam quando mais precisamos. Entretanto, a Bíblia nos apresenta um amigo verdadeiro, que está conosco em todos os momentos, perfeitamente humano e perfeitamente divino, que nos conhece profundamente.

O escritor aos Hebreus, ao orientar seus leitores sobre o modo como deveriam viver, apresenta um comportamento que se opõe ao costume secular, onde o amor e a amizade sincera têm se tornado cada vez mais raros: praticar o amor fraternal (v. 1); ser hospitaleiro (v. 2); lembrar dos presos (v. 3); ser fiel ao cônjuge e às pessoas em geral (v. 4); viver sem avareza, contentando-se com o que têm (v. 5). Aqueles que são chamados a viver segundo esses valores têm uma firme promessa do amigo que não falha: “Não te deixarei, nem te desampararei.”

Se você se sente solitário, saiba que Jesus também se sentiu assim. Mas Ele buscou o Pai em oração e, com seu exemplo, nos ensina a fazer o mesmo, a fim de encontrarmos força e consolo em Sua presença. Aos discípulos, aos quais enviou para proclamar o evangelho e fazer novos discípulos, Ele deu uma garantia: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20). Temos, portanto, a certeza de que aqueles que servem a Cristo jamais andarão sozinhos.

O mundo não é, definitivamente, um lugar seguro. Os caminhos da política nos trazem insegurança, a violência nos amedronta, o caos moral nos perturba, as leis já não funcionam, nossos direitos não são respeitados e já não sabemos em quem depositar nossa confiança. No entanto, mesmo diante de um cenário de incertezas, é tranquilizador saber que podemos confiar plenamente em Jesus.

Ao escrever aos cristãos dispersos por causa da perseguição, Pedro os conforta e encoraja com estas palavras: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). Ao abandonarmos nossas preocupações e ansiedades diante do Salvador com confiança, descansamos e experimentamos a verdadeira paz que excede o entendimento humano. O relacionamento íntimo com Cristo é uma experiência sem igual, que todos deveriam buscar.

Que o nome de Jesus seja exaltado e que Seu amor seja conhecido por todos. Ele é o amigo fiel, que entregou sua vida por nós e que nunca nos deixa nem desampara. Pense nisso!


Um comentário:

Livros teológicos?

livros teológicos