Conectados à Videira: a união íntima entre Jesus e seus “amigos” | A Palavra

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Conectados à Videira: a união íntima entre Jesus e seus “amigos”

A metáfora da videira: compartilhando da natureza de Cristo

Videira
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“…mas tenho-vos chamado amigos… (João 15:15)

Em João 15, Jesus trata da relação íntima entre Ele e seus discípulos, aos quais chama de “amigos”. Essa unidade é ilustrada pela metáfora da videira e seus ramos: “Eu sou a videira, vós as varas” (v. 5).

Cada salvo é como um ramo da videira verdadeira, portanto, está ligado a Cristo e permanece nele, recebendo nutrição e frutificando. Como tal, o salvo compartilha da mesma natureza do Senhor Jesus.

Aquele que permanece em Cristo tem sua vontade orientada por Ele. Por ser habitado pelo Espírito Santo, o salvo se torna sensível à Sua direção e ao Seu amor incondicional. Dessa forma, suas orações tornam-se alinhadas com Sua vontade, e pode confiar que Ele responderá de acordo com o que é melhor.

Essa união íntima com Jesus nos transforma de dentro para fora. Nossa vida passa a ser um reflexo Dele, e as marcas do Seu caráter são evidentes em nossas ações e atitudes. Estando nele, e Ele em nós, somos obedientes aos seus mandamentos, amamos à Ele e ao próximo, e nossa vida tem sentido e é repleta de alegria.

Como resultado, a vida que está em Jesus é frutífera. Assim como uma videira saudável produz uvas saborosas, nós, como Seus discípulos, manifestamos o fruto do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22,23). A partir de nossa experiência com o Salvador, passamos a reproduzir segundo a natureza da videira (Cristo), ao comunicarmos o evangelho e alcançarmos novos discípulos.

Ser chamado amigo de Jesus é o maior dos privilégios! Imagine a honra de ter uma amizade tão íntima com o Criador do universo, aquele que nos amou a ponto de dar Sua própria vida para nos reconciliar com Deus: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (v. 13). Essa amizade transcende as circunstâncias e nos sustenta em todas as estações da vida.

Dedique tempo para orar, ler as Escrituras, meditar e aplicar seus princípios à sua vida. Permita que o Senhor molde seu coração e sua mente para que você possa refletir Sua glória no mundo ao seu redor. Assim como você está ligado a Jesus, que seu testemunho leve outros ao encontro do Amigo verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos