Aos olhos de quem? | A Palavra

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Aos olhos de quem?

Aparência versus realidade: a perigosa ilusão da fé superficial

Pecado
Imagem gerada por IA

Pr. Cleber Montes Moreira

“Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.” (Atos 5:9 — Leia os versos de 1 a 11)

Ananias e Safira são nomes conhecidos na história da igreja e lembrados por causa de sua hipocrisia. Eles aparentavam ser crentes fiéis, estavam entre os demais, frequentavam as reuniões, oravam, doavam esmolas e imitavam os outros. Aos olhos dos homens, eram crentes. Mas aos olhos de Deus…

A superficialidade da fé deles ficou exposta quando, motivados pelo desejo de reconhecimento e ostentação, optaram por uma prática enganosa. Ao venderem sua propriedade e reterem parte do valor enquanto afirmavam ter doado tudo, eles não apenas mentiram aos homens, mas ousaram tentar enganar o próprio Espírito Santo. Sua tragédia não foi apenas a morte física, mas sim a exposição de seu verdadeiro caráter: eles não eram o que aparentavam ser, mas incrédulos vivendo entre os salvos.

O episódio de Ananias e Safira serve como um alerta para todos nós. Quantos, vivendo entre os filhos de Deus, imitam suas ações: dizimam, ofertam, oram, cantam, ensinam etc., mas vivem uma fé superficial baseada em aparências e práticas externas sem, todavia, a experiência do novo nascimento. São apenas incrédulos travestidos de crentes — joio em meio ao trigo —, enganando a si mesmos e aos outros. Essa realidade deve desafiar-nos a examinar nossas próprias motivações e nossa própria fé.

Ser cristão não se resume à mera aparência ou à participação em atividades religiosas. O verdadeiro salvo é aquele que teve um encontro real com Cristo e experimentou o novo nascimento. É aquele que vive o evangelho autêntico, cujas ações são motivadas por sua nova natureza como filho de Deus (2 Coríntios 5:17).

Há alguma área em sua vida em que você não esteja sendo honesto? A mentira leva à morte. Não viva um falso cristianismo. Se você não é um convertido, arrependa-se e busque a Deus com sinceridade; ore pedindo perdão pelos seus pecados e entregue sua vida a Cristo. Lembre-se de que Deus te conhece por inteiro.

Não basta estar na igreja, em meio aos salvos, para ser um cristão; é preciso ter nascido de novo (Mateus 13:40; João 3:3,5-7). Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos