A fé dos homens versus o plano exclusivo de Deus para salvação | A Palavra

sexta-feira, 26 de abril de 2024

A fé dos homens versus o plano exclusivo de Deus para salvação

A verdade sobre como ser salvo: Desconstruindo convicções equivocadas

Bíblia
Imagem gerada por IA
Pr. Cleber Montes Moreira

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6 — BKJF)

Quando o assunto é “como ir para o céu”, muita gente está cheia de “certezas” que aprendeu neste mundo: porque nasceu em um lar cristão, porque segue determinada religião, porque ouviu dizer etc. Muitas estão convictas de que, crendo de um determinado jeito, seguindo uma corrente teológica ou fazendo certas coisas, estão assegurando sua salvação. Alguns simplesmente creem que Deus os escolheu e que eles não podem dizer “não”, porque assim foi ordenado desde a eternidade. Outros não tiveram a mesma sorte.

Os discípulos andavam com Jesus. Eles foram ensinados pelo Mestre dos mestres. O Senhor agora falava de sua morte e os consolava afirmando que há lugar para os que creem na “Casa de meu Pai” (vv.1,2).

Jesus disse: “E para onde eu vou vós sabeis, e o caminho vós conheceis.” Mas Tomé contestou: “Senhor, nós não sabemos para onde vais, e como nós podemos conhecer o caminho?” (vv.4,5). Aquilo que o Senhor disse com clareza, Tomé não compreendeu. O evangelho é bastante claro sobre como ser salvo, porém muitas mentes ainda estão obscurecidas pelo pecado (Ef 2:8,9; 4:18).

Há quem acredite na velha mentira de que “todos os caminhos levam a Deus”. Isso é tão ilógico quanto alguém afirmar que todos os caminhos levam a uma certa cidade. Jesus foi claro ao declarar: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (v.6). Significa dizer que Ele é exclusivo; que não há outro caminho, nem outra verdade, nem outra fonte de vida eterna além dele; que ninguém pode partir para a eternidade com Deus se não entregar a vida a Ele.

Existem muitas convicções religiosas sobre a salvação e a eternidade. Os homens “pensam” e “acham” muitas coisas sobre como chegar ao céu. Se todas essas formulações estivessem corretas, não precisaríamos da Bíblia para nos orientar, nem da obra do Espírito Santo, porque cada um teria o seu próprio caminho e a sua própria verdade. Entretanto, o sábio escreveu: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o seu fim são os caminhos da morte” (Pv 16:25). E Paulo afirmou: “Em seus caminhos há destruição e miséria” (Rm 3:16).

Ninguém pode ir para o céu seguindo seu próprio caminho. Não importa em que você acredita, qual seja a sua religião, nem o que você faz. Só há um caminho, uma verdade e uma fonte de vida eterna: JESUS CRISTO! Paulo escreveu: “E em nenhum outro há salvação, porque não há nenhum outro nome dado aos homens debaixo do céu, pelo qual devamos ser salvos” (At 4:12). Qualquer outra crença, ao ser confrontada com as Escrituras, é logo desconstruída pela luz do conhecimento de que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

Como você pensa em estar com Deus na eternidade? Seja qual for a sua crença, se ela não estiver centrada em Jesus, ela o levará ao inferno, e não ao céu. Por isso, você deve considerar deixar de crer em tudo o que vem crendo até agora, abandonar suas próprias convicções, ensinamentos religiosos herdados que estão em desarmonia com a Bíblia, e a confiança em seus próprios esforços, para colocar sua fé exclusivamente em Jesus, e entregar sua vida a Ele como seu Senhor e Salvador. Pense nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos