Regozijai-vos Sempre: O Segredo da Alegria Inabalável | A Palavra

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Regozijai-vos Sempre: O Segredo da Alegria Inabalável

A Alegria que Transcende as Adversidades: Uma Perspectiva Cristocêntrica para a Vida

Paz
Imagem gerada por IA
Pr. Cleber Montes Moreira

“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.”
(Filipenses 4:4)

Ao contrário do pensamento lógico contemporâneo, a alegria que Paulo experimentou em suas tribulações, e que ele recomenda aos seus leitores, não é algo antinatural. Na verdade, é uma experiência que deveria ser comum na vida de todos os salvos. O problema é que estamos acostumados a refletir segundo a lógica secular e não com a mente de Cristo; a vermos as coisas não com os olhos da fé, mas com a perspectiva daqueles cujo entendimento está cego (2Co 4:4).

Embora possamos experimentar tristezas pontuais, não é natural que o salvo perca sua alegria por situações passageiras. Isso muitas vezes ocorre quando nos concentramos no que é visível, no que é efêmero, nas aflições do tempo presente, sem confiar que “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas” (Salmos 34:19); não considerando a palavra que diz: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Rm 8:18).

A ausência de alegria pode ser resultado de uma vida cristã superficial, sem conhecimento, sem oração, sem obediência a Deus, sem envolvimento com a obra do evangelho, sem o poder do Espírito e por entristecê-lo (Ef 4:30). Muitos não confiam suas vidas realmente ao Senhor; não se colocam sob os Seus cuidados, não descansam nele, e acabam sobrecarregados; sem forças nem ânimo, emocional e espiritualmente exaustos (Fl 4:6,7).

O salmista nos diz: “E a minha alma se alegrará no Senhor; alegrar-se-á na sua salvação” (Sl 35:9). Paulo escreveu: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fl 1:21). Onde reside a alegria do apóstolo? Ele se alegra porque sua vida é de Cristo e para Cristo: se ele vive, é para Cristo, se parte deste mundo é para estar com Cristo. Cristo é a razão de sua alegria e de todo o seu trabalho. É por isso que pôde dizer “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Fl 4:13).

A alegria do cristão não vem do mundo, das coisas passageiras, dos bens que acumulamos, das conquistas temporais, dos prazeres, dos tempos de calmaria, de uma vida terrena bem-sucedida, mas do contentamento em Deus. Ela vem da paz com Deus, pela reconciliação em Cristo (Rm 5:10; Cl 1:21; 2Co 5:18,19); da paz que excede todo entendimento (Fl 4:7).

Ao escrever aos Romanos, Paulo afirma: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14:17). Com isso, compreendemos que o que nos satisfaz não são as coisas materiais, nossas conquistas neste mundo, ou o desfrute de uma vida estável e tranquila, embora essas e outras coisas possam nos proporcionar prazer e alegria temporários. Destaco, portanto, que a “justiça, paz e alegria no Espírito Santo” são os bens mais elevados e que verdadeiramente nos conduzem a um viver cheio da alegria que o mundo não pode tirar.

Como alguém cuja mente e coração estavam voltados para a eternidade, a razão da vida de Paulo era engrandecer a Cristo, e nisso ele encontrava alegria: “Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte” (Fl 1:20). Observemos que nossa mente, nosso coração, nosso trabalho, nosso foco e tudo que orienta nossas vidas muda quando nosso contentamento está na pessoa de Cristo como nosso Senhor. Assim, independentemente das circunstâncias, nossa alegria reside na comunhão com Deus, de tal modo que nada nem ninguém poderá roubá-la, nem qualquer circunstância poderá secar a sua fonte.

Em Neemias 8:10, lemos: “portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.” Essa era também a força de Paulo, é a nossa força, é a força de todo o cristão, é fruto do Espírito Santo (Gl 5:22).

“Alegrai-vos sempre no Senhor!” (Fl 4:4). Tenhamos isso em mente e busquemos isso como experiência constante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos