O Segredo que Acalma o Coração | A Palavra

segunda-feira, 29 de abril de 2024

O Segredo que Acalma o Coração

Um Mandamento para a Paz: Sem Lista de Exceções

Vista do vale
Imagem gerada por IA
Pr. Cleber Montes Moreira
       
“Não estejais inquietos por coisa alguma…”
(Filipenses 4:6)

Paulo, ao orientar seus leitores, destaca algo que pode desencadear a ansiedade e comprometer nossa paz: “Não estejais inquietos por coisa alguma…” Enfatizo: “POR COISA ALGUMA”! Não nos foi apresentada uma lista de exceções; pelo contrário, somos instruídos a não nos inquietarmos por absolutamente nada!

É fato que a ansiedade pode afetar qualquer pessoa, mas ela não deve ser uma constante, uma anomalia ou doença em nossas vidas. Aprendemos com Jesus que ela, como um mal, é resultado da falta de confiança em Deus. O Senhor aconselhou seus discípulos: “Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, quanto ao que comereis, nem pelo corpo, quanto ao que vestireis” (Lc 12:22). Ele fala de necessidades básicas e indispensáveis da vida, como alimentação e vestuário. No entanto, existem preocupações secundárias, muitas delas desnecessárias, que geram ansiedade e podem nos adoecer. Da fala de Jesus em Lucas 22, destaco:

(1) Deus é provedor. “Considerai os corvos…” (v.24), “Considerai os lírios…” (v.25). Se Deus alimenta os corvos e veste os lírios, não cuidará Ele de nós (v.28)? Por isso, Jesus nos orienta: “Não pergunteis, pois, o que haveis de comer ou o que haveis de beber, e não andeis inquietos. As nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas” (vv.29,30). Deus é nosso pastor, Ele “sabe que precisais delas” (coisas necessárias para nossa subsistência), e “nada nos faltará”; Ele nos leva aos pastos verdejantes e nos conduz às águas tranquilas (Salmos 23).

(2) A ansiedade origina-se do foco desajustado. O Senhor nos ensina qual deve ser nossa prioridade: “Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (v.31). É no reino que devemos depositar nosso coração: “Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (v.34). É do reino eterno que vem a nossa paz, e não da terra; o Senhor do Reino é o doador da vida, e não nos deixará sem provisão. Cremos nisso? Tal confiança acalma nosso coração?

(3) A ansiedade resulta de prioridades equivocadas. Em Lucas 10, quando Jesus visita a casa de Marta, Maria e Lázaro, vemos que “Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres…” (v.40). Na Almeida Revista e Atualizada lemos que “Marta agitava-se de um lado para o outro, ocupada em muitos serviços”. A palavra grega para “ocupada” sugere “ser arrastado ao redor, distrair-se”, e, metaforicamente, “ser atormentado mentalmente” por excesso de ocupações. Vemos que Marta estava ansiosa devido ao muito trabalho. O Senhor observou isso e disse: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária” (v.41).

As preocupações do dia a dia podem nos levar à ansiedade, fazendo-nos perder o foco no essencial. Jesus afirmou que “apenas uma coisa é necessária”. Qual seria essa coisa? A resposta está no versículo 39: “Maria, sua irmã, sentada aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra.” Diferente de Marta, Maria deixou de lado suas preocupações e priorizou seu relacionamento com Jesus, por isso estava sossegada. Quando colocamos Jesus em primeiro lugar, Sua presença nos tranquiliza: com Ele, lidamos melhor com as situações e não permitimos que as preocupações nos roubem a paz.

Alguns estudiosos dizem que a preocupação, como doença crônica, é um hábito que pode ser superado com o treinamento do cérebro para manter a calma e ver a vida a partir de uma perspectiva positiva. Eu digo que alguém sem Cristo, por mais treinada que seja a sua mente, jamais terá a paz real; não se trata de ver vida de uma perspectiva positiva, mas da perspectiva de Cristo — esse é o segredo que acalma o coração. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos