A nossa capacidade vem de Deus | A Palavra

terça-feira, 12 de outubro de 2021

A nossa capacidade vem de Deus

Embora Paulo fosse reconhecedor da importância de seu trabalho, em vez de se ensoberbecer ele prefere declarar que “a nossa capacidade vem de Deus”

Bíblia
Foto: Cleber Montes Moreira
Pr. Cleber Montes Moreira

“…mas a nossa capacidade vem de Deus.”
(2 Coríntios 3:5)

Eu era um adolescente, mas nunca me esqueci da cena protagonizada por um homem que no Dia do Pastor resolveu homenageá-lo com uma composição própria. Após cantar sua música, com a cabeça erguida, virou-se para o auditório e disse: “Irmãos, eu sei que eu canto muito bem!”. Era como se ele tivesse dito: “Olha o que eu posso fazer”; “Vejam do que eu sou capaz”; “Eu tenho muito talento”. Os presentes, espantados com tamanha vanglória, não conseguiam ocultar sua perplexidade.

Possivelmente pesava contra Paulo a acusação de que ele era um gabarola. Por isso se fez necessária a sua defesa perante a igreja de Corinto. Ele não era como os falsos mestres que careciam de cartas de recomendação, pois contava com uma carta viva, lida por todos homens, a saber, os próprios coríntios. Por isso o apóstolo declara: “Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração” (2 Coríntios 3:3), e nisso residia o louvor de seu serviço — os frutos produzidos testemunhavam a seu favor, esse era o seu “cartão de visita”. Embora fosse reconhecedor da importância de seu trabalho, em vez de se ensoberbecer ele prefere declarar que “a nossa capacidade vem de Deus”.

Aquele que pensa de si mais do que convém, que faz propaganda de suas virtudes, é como um herói dos quadrinhos: ele é herói apenas no imaginário. O problema é que muitos que se dizem cristãos agem assim, e por isso praticam um cristianismo descolado de Cristo, egocentrado, que só é possível na ficção.

Não há problema em reconhecer as próprias virtudes, desde que isso não se transforme em presunção. Por isso, como servo de Cristo, procure sempre fazer o seu melhor — e o seu trabalho falará por si mesmo —, mas seja humilde e repita todos os dias: a minha capacidade vem de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos