Tratando conflitos na igreja: servir e delegar tarefas | A Palavra

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Tratando conflitos na igreja: servir e delegar tarefas

Se há algo a ser feito, e se você pode fazer isso, faça para a glória de Deus. Não espere ser requisitado para uma tarefa ou serviço para ser um crente atuante, mas se for não diga “declino” se pelo Espírito Santo você estiver habilitado

trabalho em equipe
Imagem: Pixabay
Pr. Cleber Montes Moreira

“Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.” (Atos 6:2,3)

Certamente que servir às mesas é um serviço indispensável, porém a sobrecarga sobre os apóstolos prejudicaria o seu ministério principal: dedicar-se à oração e ao Ministério da Palavra (v.4).

Nas igrejas em geral, principalmente quando de eleição de nova diretoria, uma palavra indesejável é proferida com muita frequência quando é oferecida a oportunidade para servir: “Eu declino”. Muitos estão tão envolvidos em suas ocupações seculares que, em outras palavras, estão dizendo para Deus: “Senhor, eu não tenho tempo agora”; “No momento estou ocupado”; “Agora não” (…). Elas se esquecem que fazem parte de uma família espiritual, onde o trabalho deve ser compartilhado — imagine uma casa onde ninguém queira limpar, lavar as louças, cuidar das roupas, ou ir ao mercado comprar suprimentos etc. O caos se estabeleceria. Por isso Paulo nos ensinou que “somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”, de modo que no corpo cada membro tem sua função ou funções para a saúde e o perfeito funcionamento do corpo (Romanos 12:5). Quem se omite, está dizendo “não” para o Senhor que por ele deu a sua vida na cruz.

O conflito em Atos 6, quando da murmuração dos gregos contra os hebreus, tem aplicações preciosas para os dias atuais. Em relação ao pastoreio, o seu ofício principal é a oração e o Ministério da Palavra, embora envolva outros serviços necessários como presidir, aconselhar, consolar, visitar etc., sendo todos ligados à oração e à Palavra como elementos norteadores. É assim que os pastores recebem direção espiritual, bem como orientam suas ovelhas. Se alguma outra demanda dificulta seu ministério, é necessário delegar responsabilidades a outros irmãos. Aliás, compartilhar o serviço é algo que qualquer bom líder deve praticar — é preciso fazer como Moisés fez sob orientação de seu sogro Jetro, quando delegou tarefas a homens capazes, tementes a Deus, e que odiavam a avareza (Êxodo 18:14-27).

Delegar é bênção para quem delega, porque alivia a carga, mas também para quem tem a oportunidade, porque servir é um prazer, uma honra e um modo de adoração. Aqueles que receberam a incumbência de cuidar das mesas das viúvas prestaram um serviço relevante para elas, para a igreja, para sua liderança (os apóstolos) e para Deus.

Sem a orientação sábia dos apóstolos, aquele conflito se estenderia, afetaria drasticamente a comunhão dos irmãos e tornaria péssimo o testemunho da igreja.

Já vi atritos em igrejas por causa de lâmpadas esquecidas acesas, ventiladores ligados, portas abertas, relógios com hora errada etc. Estas coisas seriam resolvidas se o reclamante apagasse as luzes, desligasse os ventiladores, fechasse as portas e acertasse os relógios. Porém, ao se omitir de prestar estes simples serviços, o membro tende a culpar outros e cooperar para ocasionar conflitos. Se todos tivessem a disposição de remover a “pedra no caminho”, o cotidiano das igrejas seria bem melhor, a comunhão mais aprazível e a liderança menos sobrecarregada.

Se há algo para fazer, e se você pode fazer isso, faça para a glória de Deus. Não espere ser requisitado para uma tarefa ou serviço para ser um crente atuante, mas se for não diga “declino” se pelo Espírito Santo você estiver habilitado. Se você é líder na igreja, não se sobrecarregue, oportunize aos outros o prazer de servir. 

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças…” (Eclesiastes 9:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos