Oração: um desafio ou uma experiência natural? | A Palavra

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Oração: um desafio ou uma experiência natural?

A oração é uma experiência transformadora, que alinha nossas vidas à vontade e aos propósitos de Deus

Oração
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.”
(Mateus 14:23)

Talvez o tema da oração seja tão recorrente porque muitos cristãos a ignoram na prática. Certamente, se fizéssemos uma pesquisa séria sobre o percentual de crentes que não separam tempo de qualidade para orar, ficaríamos chocados. De fato, no que diz respeito à vida de oração, discurso e prática estão muito distantes. Devemos nos esforçar para alinhar nossas vidas ao ensino das Escrituras sobre o assunto.

Jesus é nosso exemplo de vida de oração. Ele frequentemente buscava momentos a sós para orar. No texto de Mateus 14:23, o vemos despedindo a multidão e subindo ao monte para ter seu momento íntimo com o Pai. Subir ao monte não era uma prática decorrente de alguma crendice, mas a busca por um lugar silencioso, sem distrações e sem interrupções. Não precisamos orar em um monte, basta apenas seguirmos as orientações do próprio Jesus: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” (Mateus 6:6).

Assim como o Senhor nos deu o exemplo, precisamos desenvolver a prática da oração como meio de aperfeiçoar nossa intimidade com Deus. É importante orarmos em família e participarmos dos cultos de oração em nossa igreja, mas a vida de oração se inicia a partir de nossos encontros íntimos com o Pai. Geralmente, os crentes que não reservam tempo e lugar para orar não valorizam as reuniões de oração em grupo.

Quando dedicamos tempo diário a sós com Deus, temos a oportunidade de abrir nossos corações, confessarmos nossos pecados, medos, anseios, alegrias e agradecermos por tudo. Nos fortalecemos espiritualmente para lidar com as adversidades, nosso ânimo é renovado e recebemos direção para orientar nossas vidas.

A vida de oração também nos ajuda a manter nosso coração puro diante de Deus. Afinal, quando nos concentramos nEle e O buscamos de todo o coração, nos alimentamos de Sua presença e de Sua Palavra, nossas mentes e nossos desejos são moldados segundo Seu santo querer, e experimentamos Sua boa, agradável e perfeita vontade (Romanos 12:2). É quando temos esta experiência — quando nossa vontade se submete à vontade de Deus — que temos a garantia de que seremos atendidos em tudo o que pedirmos, pois Jesus mesmo nos deu Sua palavra: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7). A oração nos leva a uma vida moldada por Deus, alinhada à Sua vontade e propósito.

Não deixe que a correria diária te impeça da vida íntima com o Pai celestial. Orar não deveria ser um desafio, mas uma experiência natural, tal como a vida comum entre pais e filhos. E assim pode ser. Pense nisso!

Um comentário:

Livros teológicos?

livros teológicos