Pais sábios, filhos abençoados: o poder do ensino bíblico desde a infância | A Palavra

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Pais sábios, filhos abençoados: o poder do ensino bíblico desde a infância

A importância do ensino bíblico para despertar nos filhos o temor de Deus

Família
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” (Deuteronômio 6:6,7)

Um casal da igreja relatou que sua filha lê a Bíblia para a netinha desde quando ela ainda era um bebê. Embora a criança não possa compreender completamente agora, no futuro ela entenderá. Além disso, esse hábito cria um ambiente saudável para a criança, despertando nela o interesse e o prazer na Palavra de Deus.

Certa avó postou um vídeo mostrando várias revistinhas enfileiradas com histórias da Bíblia para crianças. Nele, ela menciona o nome do personagem bíblico e a netinha engatinha até a revista correspondente. Isso significa que a menina já guarda os preciosos ensinamentos em sua memória, o que contribuirá significativamente para a formação de seu caráter.

Também ouvi o testemunho de uma mãe que orava pelo seu filho antes mesmo de engravidar. Ela já intercedia por ele mesmo antes de gerá-lo em seu ventre. Tenho a convicção de que Deus ouve orações como essa. Acredito que mães que agem assim refletem o amor de Deus para com seus filhos.

É prudente ensinar a palavra de Deus aos pequeninos desde cedo. É importante impregnar a mente deles com a Santa Palavra e dar-lhes conselhos sábios. Há pais e mães que conversam com o bebê ainda no útero, que cantam e citam textos bíblicos para eles.

A nação de Israel seria feliz se amasse a Deus, obedecesse aos seus mandamentos e os ensinasse aos filhos: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Deuteronômio 6:6,7). Os pais zelosos fazem isso porque creem no poder transformador deste hábito.

Pais sábios transmitem aos pequeninos o conhecimento de Deus. Que essa instrução desperte neles o temor do Senhor, para que se tornem seus fiéis seguidores. Que a profecia deste texto, dirigido a Israel e depois aplicado por Jesus aos discípulos, se torne realidade na vida de nossos filhos: “E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante” (Isaías 54:13; João 6:45). Pense nisso!


3 comentários:

  1. Bom dia, sou vovô de um netinho de 2 anos e leio a Palavra de Deus para ele.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto! Repassar os ensinamentos da Bíblia aos pequeninos é uma boa garantia de que uma nova geração abrace a Palavra de Deus. Não é garantia total, mas com grandes possibilidades.

    ResponderExcluir

Livros teológicos?

livros teológicos