A perspectiva cristã em contraste com o pensamento secular | A Palavra

terça-feira, 4 de julho de 2023

A perspectiva cristã em contraste com o pensamento secular

Mente renovada versus mente conformada

Bíblia aberta
Imagem: Unsplash
Pr. Cleber Montes Moreira

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

Os cristãos são pessoas estranhas neste mundo. Eles pensam, agem e reagem de maneira diferente em relação ao padrão vigente na sociedade, o que muitas vezes resulta em incompreensão e rejeição por parte dos outros.

Ao contrário das pessoas comuns, que são influenciadas pelo pensamento atual, os cristãos enxergam a sexualidade sob uma perspectiva bíblica, defendem o compromisso matrimonial e condenam o divórcio. Eles também veem os filhos como uma bênção divina (Salmos 127:3), valorizam os papéis bíblicos do homem, da mulher e dos filhos, e rejeitam os vícios e a imoralidade, que são amplamente aceitos.

Eles não se deixam influenciar pelo que é considerado “politicamente correto”, pois suas mentes não estão moldadas aos padrões de pensamento secular. Seus valores transcendem os valores do mundo corrompido. Eles têm “a mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16).

O amor que praticam não é um amor fingido, apenas de palavras, nem interesseiro, mas altruísta. Eles são ensinados que devem conservar em si “o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Filipenses 2:5; 1 João 3:18).

Eles buscam diariamente a renovação de suas mentes por meio do conhecimento de Deus, fortalecendo suas convicções, alcançando novos níveis de crescimento espiritual e se distanciando ainda mais do mundo. Sua vontade, escolhas e decisões são orientadas pelo Espírito Santo, que os guia.

Os cristãos sabem que o verdadeiro prazer está em experimentar a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Por isso, eles procuram viver de acordo com os princípios divinos, em harmonia com Sua vontade e propósito. Eles reconhecem o verdadeiro sentido de sua existência. Eles são cidadãos do reino eterno, e não deste mundo passageiro (1 João 2:17; Filipenses 3:20).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos