O normal do mundo versus o normal de Deus | A Palavra

sábado, 8 de julho de 2023

O normal do mundo versus o normal de Deus

A nova moralidade e o desafio de vivermos segundo o padrão divino

peixes mortos peixe vivo
Imagem: Peixes mortos versus peixe vivo
Pr. Cleber Montes Moreira

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

Na frase “não vos conformeis com este mundo”, Paulo emprega o verbo grego syschêmatizomai, que significa “conformar-se”, o qual vem do substantivo schêma, que significa “forma”. Assim, ele está essencialmente advertindo os crentes a não se moldarem à maneira de ser deste mundo, a não se adaptarem ao padrão secular. Na Bíblia Versão Almeida Século 21, lemos assim: “E não vos amoldeis ao esquema deste mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Estamos cada vez mais expostos a influências negativas e propagandas que nos incentivam a adotar um novo padrão contrário aos princípios divinos. Especialmente nossas crianças têm sido alvo de ativistas ideológicos que buscam influenciar suas mentes de acordo com uma nova moralidade. Os “poderes” deste mundo trabalham para que você se ajuste ao “padrão” desse novo estado de normalidade. Eles esperam que você aceite como algo comum toda forma de perversão sexual, o aborto, os esquemas de corrupção na política, uma religiosidade focada no homem e todas as formas de inversão de valores.

Há diante de nós duas disposições possíveis: entrarmos no “esquema do mundo” ou sermos transformados pela renovação do conhecimento da Palavra de Deus; a vivermos o “normal do mundo”, ou o normal de Deus.

Tenhamos em mente que “tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência” (1 João 2:16,17). O mundo está em derrocada; “todo o mundo está no maligno” (1 João 5:19). Apegar-se ao mundo é apegar-se ao caos.

Como salvos, somos chamados a viver em oposição ao “normal do mundo” e a oferecer nossas vidas como um sacrifício vivo, santo e agradável a Ele. Isso tem um preço elevado (Apocalipse 13:11-18), mas também uma recompensa de valor imensurável. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos