A mentalidade cristã no casamento: o desafio de ser contracultural | A Palavra

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

A mentalidade cristã no casamento: o desafio de ser contracultural

Desafiando os padrões do mundo: construindo um casamento sólido segundo os princípios da Palavra de Deus

Casal feliz lendo a Bíblia
Imagem gerada por IA
Pr. Cleber Montes Moreira

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

Os casais que fundamentam seu relacionamento nos valores vigentes da sociedade não são, de fato, saudáveis.

Em nossa cultura, o casamento e a família não são valorizados, e o divórcio é uma prática aceitável e, muitas vezes, desejável. Afinal, é mais fácil jogar fora o que estragou do que lutar para consertar. Além do mais, os relacionamentos são movidos frequentemente por desejos egoístas, e as pessoas, consideradas descartáveis, logo são substituídas quando não podem mais satisfazer seus cônjuges. Foi-se a beleza, acaba o relacionamento. Se há interesses financeiros envolvidos, então a máxima é “até que o dinheiro, ou a falta dele, os separe”. Ser fiel na alegria ou na dor, na saúde ou na enfermidade, na abundância ou na escassez, na paz ou nas adversidades etc., soa mal quando as pessoas querem dividir apenas as coisas boas.

Essa mentalidade é contrária ao propósito de Deus para o casamento, que é uma aliança sagrada e indissolúvel entre um homem e uma mulher, que reflete o amor de Cristo pela sua igreja (Efésios 5:25,31-32). O casamento no Senhor não é um contrato humano que pode ser rompido por qualquer motivo, mas um pacto que só pode ser desfeito pela morte (Mateus 19:6). Não é alimentado por sentimentos passageiros, mas por amor altruísta que leva ao compromisso incondicional e sacrificial (Colossenses 3:18-19). Não é uma forma egoísta de obter prazer, mas o plano do Criador para que o homem e a mulher se completem (1 Coríntios 7:3-5) e glorifiquem a Deus.

Quem deseja um casamento saudável, de verdade, precisa adotar uma postura contracultural. Lembremo-nos de que o princípio ensinado por Paulo em Romanos 12:2 se aplica a todas as áreas da vida. Isso significa estar disposto a ser e fazer coisas que os outros não querem fazer; a cultivar os valores da Palavra de Deus, e não seguir os padrões dessa sociedade corrompida. Aqueles que se baseiam no sistema de valores temporais cultivam relacionamentos instáveis; enquanto aqueles que vivem segundo os valores do reino de Deus não se deixam ser inconstantes.

Para isso, é necessário buscar a sabedoria de Deus, que é pura, pacífica, amável, imparcial e sincera (Tiago 3:17). É preciso também contar com a graça de Deus, que nos capacita a vencer as tentações, as dificuldades e os conflitos que surgem no casamento (2 Coríntios 12:9).

Um casal que deseja um casamento duradouro e feliz precisa alinhar a sua mente aos ensinamentos da Palavra de Deus. Isso é difícil, na verdade, impossível para pessoas não salvas. Portanto, se você é solteiro, não se prenda a um “jugo desigual” com incrédulos. Pois como pode haver comunhão entre a luz e as trevas, entre Cristo e Belial, entre o templo de Deus e os ídolos? (2 Coríntios 6:14-16). Logo, se você deseja um casamento abençoado, precisa primeiro viver em comunhão íntima com Deus. Somente assim você poderá experimentar o verdadeiro amor, que provém dele e se manifesta em nós pelo seu Espírito Santo (Romanos 5:5). Por meio do Seu amor, aprendemos a amar como Ele nos ama. Em outras palavras, é através da nossa experiência com Ele que “a mente de Cristo” se desenvolve em nós e passa a governar nossa vida (1 Coríntios 2:16).

Ter uma mentalidade cristã saudável é indispensável para a construção de um casamento sólido. Não devemos nos conformar com os padrões deste mundo, mas buscar ser transformados diariamente pela Palavra de Deus, pela renovação do nosso entendimento, que nos leva à experiência de Sua boa, agradável e perfeita vontade (Romanos 12:2). Isso é indispensável para vivermos em harmonia, respeito, fidelidade, perdão e alegria com o nosso cônjuge, honrando a Deus e sendo testemunhas do seu amor ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos