Conversão: Mudando de Caminho para Andar com Cristo | A Palavra

quinta-feira, 7 de março de 2024

Conversão: Mudando de Caminho para Andar com Cristo

De Volta ao Caminho Certo: Uma Reflexão sobre o Significado e a Necessidade da Conversão

Retorno obrigatório
Imagem: Retorno obrigatório

Pr. Cleber Montes Moreira

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
(Atos 12:10,11)

No contexto do cristianismo, “conversão” é um termo usado para descrever a mudança radical que ocorre no coração e na mente de uma pessoa ao reconhecer que está, espiritualmente, no caminho errado, que leva à perdição e, arrependida, se volta para Deus. É uma transformação espiritual que envolve a renúncia ao pecado e a aceitação de Jesus Cristo como Senhor e Salvador. É de grandeza tal que o próprio Jesus a comparou ao “nascer de novo” (João 3:3), sendo a única forma de alguém entrar para o Reino de Deus.

Na Bíblia há vários exemplos da conversão, dentre os quais destaco alguns:

(1) A conversão de Zaqueu é narrada em Lucas 19:1-10. Ele era um cobrador de impostos e, como tal, considerado pelos judeus entre os piores pecadores. Zaqueu subiu em uma árvore para ver Jesus, que o viu e foi até sua casa. Zaqueu foi salvo, e Jesus disse: “Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão” (Lucas 19:9).

(2) Uma mulher conhecida apenas como “samaritana” (João 4:4-42) tinha uma vida imoral e convicções religiosas equivocadas herdadas de seus antepassados. Uma mulher malvista, sem expectativas e cuja vida não tinha sentido. Ao ouvir Jesus e conhecê-lo, sua vida foi transformada: ela fez uma “conversão” de seu caminho errado para andar no caminho certo, ou seja, abandonou sua vida de pecado para viver a nova vida que Jesus oferece. Além disso, ela se tornou uma excelente evangelista.

(3) O etíope, mordomo da rainha de Candace, era um homem sincero que buscava adorar a Deus, mas ainda não havia experimentado a verdadeira conversão (Atos 8:26-39). Apesar de ser uma boa pessoa, ele estava caminhando para a perdição. Ao ouvir a Palavra de Deus, explicada por Filipe, ele não somente a compreendeu, mas também fez uma “conversão” espiritual, abandonando o caminho em que andava para seguir Jesus. No mesmo instante, pediu para ser batizado, parou o carro e desceu às águas com Filipe, que o batizou.

(4) Saulo era muito zeloso de suas tradições religiosas. Ele consentia na morte dos crentes, pensando prestar um serviço a Deus. Um dia, teve um encontro com Jesus na estrada de Damasco e fez uma “conversão” (Atos 9:1-30). A partir daquele dia, deixou de ser um perseguidor dos discípulos, passando a ser um deles. Ele dedicou toda a sua vida para anunciar o evangelho pelo mundo, e sofreu por amor a Cristo.

Muitas pessoas são zelosas da religião que receberam de seus pais, mas estão perdidas. Elas também precisam conhecer a Jesus e fazer uma “conversão”, ou seja, deixar o caminho em que estão para seguir Jesus (Atos 4:12).

A humanidade pecou e se afastou de Deus. A Bíblia nos diz que todas as pessoas, desde Adão, são pecadoras: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Romanos 5:12). Talvez você discorde dessa afirmação e diga que não é um pecador, mas a Bíblia também declara: “Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só […] Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:10-12,23). Talvez você ainda insista em discordar e apresentar algumas evidências de bondade e justiça em sua vida, mas a Palavra de Deus outra vez afirma: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam” (Isaías 64:6). E essa é a razão pela qual todos precisam fazer uma “conversão”: porque, por causa do pecado, todos estão num caminho contrário ao caminho de Deus, indo para a eternidade sem Ele. Portanto, é hora de mudar de direção e caminhar pelo “novo e vivo caminho” que é Cristo, sem o qual ninguém pode ir até Deus (João 14:6; Hebreus 10:20).

Em uma certa ocasião, ao conversar com alguém sobre a necessidade de entregar sua vida a Cristo como Senhor e Salvador, essa pessoa respondeu: “Meus avós e meus pais pertenciam àquela religião, e eu morrerei nessa mesma religião.” No entanto, essa postura é irracional, pois, embora possamos admirar e imitar nossos pais e avós em muitos aspectos, eles também cometeram erros. Mais importante ainda, nem eles nem a religião que praticavam têm o poder de nos salvar, já que existe apenas um Salvador, que é Jesus Cristo. Portanto, devemos aspirar a ser como Cristo, que é o nosso exemplo em tudo. Em outra ocasião, ao convidar uma pessoa a confiar em Jesus para sua salvação, ela perguntou: “Eu teria que mudar de religião?” A questão real é se a sua religião tem o poder de salvá-lo, e a resposta é definitivamente não! A Bíblia nos diz que somente Jesus pode nos salvar. Assim, se a religião de alguém o afasta de Cristo ou o faz confiar em outra pessoa além de Cristo, essa é uma religião enganosa. Está escrito: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

O sábio escreveu: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14:12). Não basta caminhar por um caminho que “parece direito” aos olhos humanos, é preciso andar pelo caminho certo.

Se você confia em alguém, em uma religião ou em qualquer outra coisa para alcançar a salvação; se está apegado a alguma crença que não seja a fé exclusiva em Cristo, que o leva a entregar sua vida de forma total e incondicional a Ele, então é necessário mudar sua mente. Você precisa realizar uma “conversão”, isto é, deixar de acreditar naquilo que até agora vinha acreditando para crer somente no Filho de Deus, porque só Ele veio ao mundo e morreu na cruz em seu lugar, e começar a caminhar com Ele. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).

Você já fez a conversão de seu próprio caminho para o caminho que verdadeiramente te leva para a vida eterna com Deus? Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos