Uma promessa pessoal ou um compromisso divino de alcance universal?
Imagem gerada por AI |
“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:9)
Muitos pregadores da atualidade têm enfatizado que Deus estará conosco por onde quer que andemos, em toda e qualquer circunstância, baseando-se em Josué 1:9. Mas será que essa promessa é realmente de alcance universal? É importante entender o contexto e o destinatário dessa promessa para evitar interpretações amplas e imprecisas.
No início do capítulo, lemos que “o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés” (v.1). Está claro, portanto, que Deus dirigiu essas palavras diretamente a Josué, um líder escolhido para conduzir o povo de Israel na travessia do Jordão e na conquista da Terra Prometida. Ele estava numa missão específica, cumprindo o propósito divino, e não envolvido em objetivos ou projetos pessoais. Assim, a promessa de que Deus estaria com ele onde quer que fosse faz parte de um contexto particular: era uma garantia para o cumprimento de uma missão sagrada, e não uma promessa geral aplicável a qualquer pessoa em qualquer circunstância.
Não há no texto nenhum respaldo para que alguém tome a promessa feita a Josué e estenda seu alcance para outros contextos à revelia dos ensinos das Escrituras. Certamente que Deus não deu igual garantia a quem esteja trabalhando para si mesmo, buscando a própria prosperidade, a realização de um sonho pessoal, ou vivendo movido por um sentimento hedonista. Cito, como exemplo, o episódio de alguns crentes cobiçosos que, retornando de uma viagem missionária na Argentina, ao passarem pelo Paraguai, fizeram compras além do permitido e abarrotaram o ônibus de mercadorias. Prestes a entrarem em solo brasileiro, o líder da caravana pediu que todos orassem para não serem revistados na duana. Muitos querem que Deus esteja com eles, mesmo quando trabalham por interesse próprio ou se comportam inadequadamente.
Outro aspecto importante está no versículo 5: “Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida”. Alguns entendem isso como uma garantia de que Deus removerá todos os obstáculos de seu caminho, derrotará inimigos e concederá vitórias pessoais. Esse pensamento reflete uma mentalidade triunfalista, frequentemente promovida por certas músicas e mensagens gospel, mas sem fundamento bíblico. A vida de servos de Deus como o apóstolo Paulo prova o contrário: ele e muitos outros enfrentaram tribulações, prisões e até a morte. Servos do passado enfrentaram dificuldades não por falta de fé, mas porque estavam comprometidos com a obra de Deus. Deus estava com eles quando maltratados, fugindo de uma cidade para outra, diante de autoridades que lhes ameaçavam para não pregarem o evangelho, quando apedrejados, nas prisões e em situações de morte. Mas estas não são situações em que os crentes de hoje imaginam desfrutar da presença divina.
Outro aspecto da promessa feita a Josué é que ela estava condicionada à fidelidade à Palavra de Deus, conforme lemos no versículo 8: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.”
Portanto, se você deseja que Deus esteja com você, ande com Ele, submeta-se a Ele, priorize Seu reino e viva para Sua glória. Que Ele seja sua motivação em tudo, e que sua vida seja para Seu serviço. Mesmo que você enfrente adversidades na jornada, não há bênção maior do que viver para Deus. Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário