Servos à prova: A fidelidade sob o olhar do Mestre invisível
Imagem gerada por AI |
Houve um programa de TV intitulado “Chefe Secreto”, que fez grande sucesso. Era a adaptação brasileira do formato inglês Undercover Boss. A proposta era levar um alto executivo de uma empresa, disfarçado, para passar uma semana infiltrado entre os funcionários, observando de perto a rotina deles e identificando possíveis falhas e processos que pudessem ser aperfeiçoados. O executivo passava por uma transformação para não ser reconhecido, submetia-se a diferentes tarefas, se relacionava com os funcionários, conhecia detalhes da vida de alguns deles e via de perto a estrutura e o funcionamento do negócio. Ao final da semana, uma avaliação era feita e, para surpresa de muitos, a verdadeira identidade do chefe era revelada. Interessante é que, em alguns casos, o executivo se sensibilizava com certas situações e histórias que ouvia dos “colegas”.
Os bons funcionários, sob a visão do patrão disfarçado, se destacavam e, alguns, até recebiam recompensas. Entretanto, embora não fosse o foco do programa, havia também aqueles que se saíam mal: chegavam atrasados, trabalhavam sem vontade, eram displicentes, negligentes ou até desonestos. Para esses maus funcionários, a surpresa final certamente não era agradável; no mínimo, ficavam envergonhados.
O Chefe Secreto nos proporciona uma reflexão oportuna: e se Cristo se infiltrasse na igreja, disfarçado como um crente comum? O que Ele veria? Quais problemas detectaria? Que tipo de igreja, pastores, membros, servos, líderes e adoradores encontraria?
O Senhor não precisa recorrer a um disfarce para conhecer Sua igreja e cada crente. Ele é conhecedor de todas as coisas. Ele tudo vê. Sabe dos nossos pensamentos, sentimentos, interesses e se temos sido sinceros ou não, obedientes ou desobedientes; se buscamos nossa própria glória ou a glória de Deus; se vivemos os valores do Seu reino ou nos conformamos com o mundo. Ele conhece nosso testemunho e sabe se o evangelho que vivemos é verdadeiro ou falso. Ele sabe tudo, absolutamente tudo! Neste exato momento, Ele nos contempla. Estamos completamente expostos diante de Seus olhos.
Portanto, consideremos esta palavra: quando o Senhor voltar, como encontrará cada servo que Ele mesmo constituiu sobre a Sua casa? Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário