Nosso Intercessor Invisível | A Palavra
Clique e confira ofertas imperdíveis
Clique e confira ofertas imperdíveis
Renda Extra?

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Nosso Intercessor Invisível

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8:26)

Orando
Imagem gerada por AI
Pr. Cleber Montes Moreira

Muitas vezes desejamos orar a Deus com palavras bem articuladas e frases cuidadosamente construídas. Isso me faz lembrar de um homem cujas orações em público mais pareciam discursos. No entanto, orações assim nem sempre são genuínas expressões de comunhão com Deus, podendo ser apenas manifestações de exibicionismo espiritual. A verdade é que Deus não se impressiona com nossa oratória.

Por outro lado, quantas vezes nos sentimos incapazes de expressar com clareza o que se passa em nosso interior. Como traduzir em palavras certas dores, angústias, anseios e sentimentos tão profundos? Veja que interessante: um bebê que ainda não sabe falar, mas apenas chora ou geme, é perfeitamente compreendido por sua mãe, que logo discerne se ele sente fome, dor ou qualquer outro desconforto. Um bebê pode não saber quais são suas necessidades, mas sua mãe sabe. E nosso Pai celestial nos conhece muito mais profundamente do que qualquer mãe conhece seu filho.

Ao ensinar sobre a oração, Jesus disse: “...porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes” (Mateus 6:8). Atentemos para isso: “o que vos é necessário”, e não o que pensamos ser necessário. Que conforto e segurança essas palavras trazem ao nosso coração!

Se, em determinados momentos, não conseguimos expressar a Deus exatamente o que sentimos, podemos descansar na certeza de que o Espírito Santo, que habita em nós, sabe. Ainda que “não saibamos o que havemos de pedir como convém” — seja por ignorância, por desejos egoístas ou por influências distorcidas — o Espírito Santo intercede junto ao Pai, levando exatamente aquilo de que verdadeiramente precisamos, e não apenas o que pensamos necessitar. Lembremos que até mesmo o apóstolo Paulo orou pedindo que o Senhor retirasse dele o espinho na carne, mas Deus lhe respondeu: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9). Não nos cabe questionar a Deus, mas render-nos ao Seu querer.

O Pai celestial nos conhece por completo, e o Espírito intercede por nós em perfeita harmonia com a Sua vontade: “E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos” (Romanos 8:27).

Se não sabemos orar (mas devemos fazê-lo), Ele ora por nós. Quanta confiança isso nos traz!

Aplicação:

Diante de nossas limitações e confusões emocionais, não deixemos de orar. Mesmo que as palavras falhem, o Espírito Santo não falha. O Deus que sonda corações conhece nossas reais necessidades e deseja operar em nós conforme a Sua perfeita vontade.

Oração:

Pai eterno, muitas vezes não sei como orar, nem o que dizer. Meus sentimentos me confundem, e as palavras me faltam. Mas eu Te louvo porque o Teu Espírito intercede por mim. Obrigado porque Tu me conheces profundamente e sabes do que realmente preciso. Ensina-me a confiar mais em Ti, a sujeitar-me à Tua vontade e a descansar no Teu cuidado. Em nome de Jesus. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique e confira ofertas imperdíveis
Clique e confira ofertas imperdíveis
Renda Extra?