Avivamento ou juízo? | A Palavra

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Avivamento ou juízo?

Enquanto os quartos de oração estiverem vazios, enquanto não houver tristeza no coração, e choro compulsivo, e arrependimento sincero, e retorno às Escrituras e à santidade não haverá verdadeiro reavivamento

Oração
Imagem: Unsplash

Pr. Cleber Montes Moreira

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14)

Ao terminar a construção do templo, Salomão orou e o Senhor lhe ouviu e lhe apareceu. Nesta aparição, Deus fez promessas tanto ao rei quanto ao povo que se reuniria naquela casa, que ele escolheu e santificou para a glória de seu nome. Ele declarou que seus olhos estariam abertos, e que seus ouvidos estariam atentos às orações ali feitas, e que sobre aquele lugar colocaria seu olhar e seu coração por todos os dias. Porém, estas promessas estavam condicionadas a um espírito de humildade, de busca sincera por sua presença e pelo andar reto.

Embora as palavras do Senhor tenham sido dirigidas a Israel, podemos tomá-las para nós, no sentido de que em qualquer tempo há bênçãos que estão condicionadas à obediência, bem como há advertências severas para aqueles cujo caminhar é reprovável.

Qual o porquê das orações não atendidas, de crentes sem fervor e de igrejas sem vida? Por quê tamanha sequidão espiritual? Eis que os céus se fecham, e não há chuvas, e os gafanhotos consomem a terra, e há pestes entre o povo (v.13). Não há lágrimas, nem choro, não há lamentos, nem quebrantamento… Porque muitos se desviaram, e abandonaram a Palavra do Senhor, porque se renderam ao padrão moral desta sociedade decadente, e passaram a viver para seus interesses (vs. 19,20); fizeram más escolhas, negociaram princípios e valores, tornaram-se inimigos da cruz a adoradores do próprio ventre (Filipenses 3:18,19). Eles ignoram que “Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna” (Gálatas 6:7,8).

Templos cheios, barulho, eventos e festas bem elaboradas, “louvores extravagantes”, nem mesmo certas “manifestações sobrenaturais” evidenciam espiritualidade. Enquanto os quartos de oração estiverem vazios, enquanto não houver tristeza no coração, e choro compulsivo, e arrependimento sincero, e retorno às Escrituras e à santidade não haverá verdadeiro reavivamento. O perdão, a cura, e as respostas às orações dependem de um retorno para Deus — o contrário disso acarreta o juízo. Pense nisso!

3 comentários:

  1. Pura verdade pastor Cleber.

    ResponderExcluir
  2. Estamos em um tempo que, somente os remanescentes hão de chorar, dobrar os joelhos e pedir ao Senhor que a terra seja restaurada e curada. Entretanto, estamos no princípio das dores e momento de apostasia da igreja para que aconteça o fim. Aquele

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a cada dia dado aos princípios das dores, a igreja institucionalizada tende a se apostatar cada vez mais, e somente a verdadeira igreja de Cristo é que vai ser reavivada de modo a cumprir o dever profético de ser sal da terra e luz do mundo até a quem estiver dentro dos templos para que haja restauração...Que o Senhor tenha misericórdia de nós. Maranata, ora vem Senhor Jesus!

    ResponderExcluir

Livros teológicos?

livros teológicos