Fidelidade no casamento: cuidando dos pensamentos para não quebrar os votos matrimoniais | A Palavra

terça-feira, 23 de maio de 2023

Fidelidade no casamento: cuidando dos pensamentos para não quebrar os votos matrimoniais

Influências negativas e o combate aos desejos carnais para preservar a fidelidade no casamento

Infidelidade
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.” (Mateus 5:28 — NVI)

Como cristãos, compreendemos claramente que o casamento é monogâmico. Entendemos o significado de “Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa só carne” (Efésios 5:31). Qualquer ensinamento que desconsidere a monogamia como padrão vai contra a Palavra de Deus e, portanto, é herético.

O apóstolo Paulo adverte que “cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido” (1 Coríntios 7:2). Qualquer prática sexual fora do contexto do casamento é pecado. Por isso, somos chamados a ser fiéis não apenas em nossas ações, mas também em nossas mentes. Mas, nossos pensamentos são puros ou vergonhosos? Acredito que a forma mais comum de pecar seja acolhendo pensamentos impuros, incluindo o interesse em outra pessoa que não seja o cônjuge. E isso parece ser confortável, já que ninguém consegue adentrar os recônditos da mente humana. No entanto, esses pensamentos obscuros que despertam desejos carnais são conhecidos por Deus. Nada lhe é oculto. Absolutamente nada!

Todos os dias somos expostos a influências negativas, especialmente através da mídia, que nos incitam a pecar, principalmente em questões relacionadas ao sexo. As pessoas são levadas a considerar a quebra dos votos matrimoniais, alimentando fantasias pecaminosas em suas mentes e desenvolvendo um desejo cada vez mais intenso de experimentá-las na prática.

Jesus nos exortou: “Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração já cometeu adultério com ela” (Mateus 5:28 — NVI). É importante destacar que o Senhor fala do adultério que ocorre no campo da mente. Essa atitude é reprovável e pecaminosa, de infidelidade a Deus e ao cônjuge.

No Salmo 139:23-24, somos encorajados a submeter nossos corações e pensamentos a Deus, para que ele possa tratá-los devidamente. Estas palavras devem ser nossa oração sincera e constante: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.”

Não quebre os votos matrimoniais. Resista aos apelos que tentam seduzir seus olhos e pensamentos, afastando-os de seu cônjuge. Seja fiel tanto em suas ações como em seus sentimentos e pensamentos, pois você prestará contas deles a Deus. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos