Cristo tem poder para romper os grilhões do engano que obscurece a mente humana | A Palavra
Compre na Loja Oficial HP
Compre na Loja Oficial HP
Renda Extra?

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Cristo tem poder para romper os grilhões do engano que obscurece a mente humana

A luz que dissipa as trevas do entendimento

Bíblia e Luz
Imagem gerada por AI

Pr. Cleber Montes Moreira

“O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.”
(Isaías 9:2)

Saulo, o perseguidor da igreja, judeu praticante e zeloso de suas tradições, estava “entenebrecido” em seu entendimento. Entenebrecimento é a condição de estar coberto de trevas, na absoluta escuridão. No caso de Saulo, sua mente estava em densas trevas, na ignorância profunda por não conhecer a Deus. Esta é a condição dos perdidos. Por isso, agora convertido e servo do Senhor, zeloso do evangelho, ele adverte os efésios: “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza” (Efésios 4:17-19). Jesus veio para quebrar os grilhões deste entenebrecimento, para trazer a luz do conhecimento de Deus sobre nossas mentes, para chamar os que estão em trevas para a Sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9), rompendo as prisões do engano e da ignorância peculiar aos que estão no pecado.

O sábio escreveu: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência” (Provérbios 9:10). O salmista disse: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre” (Salmos 111:10). Esta sabedoria que vem do alto é que ilumina a mente humana e dissipa toda ignorância. Quem tem o Salvador tem a Luz da Vida, e nele não há trevas.

Isaías profetizou: “O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz” (Isaías 9:2). A profecia se cumpriu, e João escreveu sobre o Verbo encarnado, que é Cristo: “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam… Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo” (João 1:4, 5, 9). E Jesus testemunhou de si mesmo, dizendo: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12).

Em relação aos salvos, Paulo escreveu aos Colossenses: “Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado” (Colossenses 1:13). Este reino é de Luz e não de trevas.

A luz que clareia a mente humana não é uma religião, nem a ciência, nem a filosofia, nem os “achismos” dos homens, mas o próprio Deus que se revelou na pessoa de Jesus Cristo: “Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz” (Salmos 36:9).

Jesus é a verdadeira luz, a luz que liberta das amarras do engano, que livra a mente dos grilhões da obscuridade. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos
Compre na Loja Oficial HP
Compre na Loja Oficial HP